Atuesta vira dúvida, e Palmeiras pode ter reforço ‘caseiro’ para repor baixa
Verdão corre risco de ter mais um problema para o meio-campo nesta temporada, mas tendência é utilizar a base

- Matéria
- Mais Notícias
O Palmeiras pode ter mais uma baixa no setor de meio-campo do elenco. Isso porque o colombiano Atuesta sofreu uma lesão no último domingo e pode ficar afastado dos gramados por um longo tempo dependendo da gravidade do problema. Assim, Abel Ferreira perderia mais uma peça para uma posição que já está carente. Mas a solução pode estar dentro de casa com Pedro Lima.
> Veja classificação e simulador do Paulistão-2023 clicando aqui
Vale lembrar que, em janeiro deste ano, o Verdão perdeu seu principal homem no que diz respeito ao meio-campo ofensivo: Danilo. Como era de se esperar, o Cria da Academia chamou a atenção do mercado europeu e foi vendido ao Nottingham Forest-ING. Além da inegável qualidade do garoto, a perda é sentida pois não há no elenco outro jogador com essa característica. Dessa forma, o grupo ficou com um buraco significativo que até agora não foi reposto pela diretoria alviverde.
Relacionadas
De fato, não é fácil substituir um atleta dessa qualidade e o clube passou a ficar mais exigente diante do patamar que alcançou. Além disso, Abel Ferreira conseguiu ajustar um meio-campo com Zé Rafael e Gabriel Menino, em que Zé foi "sacrificado" para a posição "5" e vem jogando muito bem. Mas quando é preciso mudar o time, quem vem do banco não tem correspondido, o que mostra que é preciso reforçar a gama de opções a serem usadas no meio que tem Jailson, Fabinho e Atuesta.
Pois é, Atuesta, que não é o "5", mas faz pelo menos duas funções por ali, ou seja, Abel Ferreira conta com ele para a temporada. Mas isso foi colocado em risco com a possível lesão do colombiano, pois sua ausência deixaria o setor já carente com apenas quatro opções e sem a versatilidade que o português gosta. Como já está difícil contratar uma reposição para Danilo, fica complicado imaginar que a diretoria iria ao mercado para suprir esse provável desfalque.
> Atuesta sofre lesão no joelho e fará exames para avaliar qual a gravidade
Assim, precisamos retomar as falas de Abel Ferreira e Leila Pereira, que em inúmeras ocasiões disseram que os reforços palmeirenses para 2023 seriam os jogadores promovidos das categorias de base, e que se o possível contratado fosse pior do que uma das Crias, seria dada uma oportunidade aos jovens. A princípio deverá ser esse o plano para o "caso Atuesta". Se a lesão se confirmar, muito provavelmente a reposição virá do sub-20 e o nome mais cotado é Pedro Lima.

O jogador, que estava treinando com o sub-20 para a estreia no Brasileirão da categoria, foi chamado para trabalhar com o profissional nesta semana. Tudo indica que a motivação foi justamente a dúvida em relação ao problema de Atuesta. No entanto, não é de hoje que a comissão técnica observa o meio-campista. No início do ano, quando vazou a imagem de uma "prancheta" de Abel, Pedro Lima estava entre os nomes com os quais o técnico contava para esta temporada.
> Atual campeão, Palmeiras recebe a visita do Bahia na estreia do Brasileirão sub-20
Somando esses fatores citados com o bom desempenho de Pedro na Copinha, além da versatilidade de quem atua em duas ou mais funções no meio-campo, é possível concluir que a reposição para Atuesta deve mesmo ser uma solução caseira, pelo menos neste momento. A prioridade do clube segue sendo buscar esse "5" pronto que Abel Ferreira pede frequentemente. Enquanto isso, o português vai fazendo das suas e encontrando coelhos na cartola palmeirense.
- Matéria
- Mais Notícias