Hugo Calderano sofre virada de alemão e é eliminado da Olimpíada

Brasileiro começou bem e abriu 2 sets a 0, mas o alemão Dimitrij Ovtcharov reagiu e venceu por 4 a 2

Hugo Calderano
Hugo Calderano foi derrotado por Dimitrij Ovtcharov nas quartas de final (Foto: Anne-Christine POUJOULAT / AFP)

Escrito por

Hugo Calderano se despediu sem medalha dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O mesa-tenista brasileiro chegou a abrir 2 a 0 no placar, mas foi derrotado pelo alemão Dimitrij Ovtcharov por 4 a 2 (parciais 11/7, 11/5, 8/11, 7/11, 8/11, 2/11), de virada, nas quartas de final, e deu adeus à Olimpíada. 

Apesar da eliminação sem medalha, Hugo Calderano fez história em Tóquio. O mesa-tenista se tornou o primeiro brasileiro a se classificar para as quartas de final do tênis de mesa na história das Olimpíadas, superando o feito de Hugo Hoyama, que chegou até as oitavas.

+ Veja o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

O brasileiro venceu o primeiro set por 11 a 7. O alemão Dimitrij Ovtcharov começou pontuando e abrindo 2 a 0, mas Hugo Calderano se recuperou, virou o placar e caminhou para vencer o primeiro set. Já no segundo set, o mesa-tenista dominou de ponta a ponta e venceu com facilidade por 11 a 5.

No terceiro set, Hugo Calderano começou quebrando os saques do oponente e obrigou o técnico alemão pedir tempo. E a tática deu certo. Dimitrij Ovtcharov reagiu, buscou a virada e venceu o brasileiro por 11 a 8 para diminuir o placar. Já no quarto set, Ovtcharov dominou e fez 11 a 7 para empatar o duelo.

+ Richarlison faz dois, Brasil vence Arábia Saudita e avança para o mata-mata nos Jogos Olímpicos

No quinto set, Hugo Calderano começou melhor, conseguindo devoluções e quebras de saques. O brasileiro chegou a abrir 6 a 1 e parecia que venceria o set. Entretanto, o alemão reagiu, tirou a diferença de Hugo e venceu o set por 11 a 8 para virar o placar da partida em 3 a 2.

O mesa-tenista brasileiro sentiu a reação do alemão. No sexto set, Ovtcharov começou dominante e sem dar chances para Calderano. Com uma grande atuação, o alemão fechou o set em 11 a 2 e garantiu a vitória por 4 a 2 para avançar à semifinal da Olimpíada. 

1º set - Hugo Calderano 11 x 7 Dimitrij Ovtcharov 
2º set - Hugo Calderano 11 x 5 Dimitrij Ovtcharov 
3º set - Hugo Calderano 8 x 11 Dimitrij Ovtcharov 
4º set - Hugo Calderano 7 x 11 Dimitrij Ovtcharov 
​5º set - Hugo Calderano 8 x 11 Dimitrij Ovtcharov 
​6º set - Hugo Calderano 2 x 11 Dimitrij Ovtcharov 

+ Simone Biles desiste de final individual de ginástica artística nos Jogos Olímpicos

Confira abaixo o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio: 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter