Olimpíadas - COVID

Com a aprovação da medida, a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio pode ser suspensa (FOTO: AFP)

LANCE!
05/05/2021
12:39
São Paulo (SP)

O Japão está cogitando prorrogar um estado de emergência provocado pela Covid na capital, Tóquio, e em outras grandes áreas urbanas. Nesta quarta-feira, o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse aos repórteres que quer tomar uma decisão até o final desta semana. A medida pode colocar em dúvida a realização dos Jogos Olímpicos no país.

Saiba os atletas brasileiros com mais medalhas em Jogos Olímpicos!

Segundo informam fontes ligadas à Reuters, as autoridades japonesas pendem para uma prorrogação das medidas nas prefeituras de Tóquio, Osaka, Kyoto e Hyogo para além de 11 de maio, já que o país enfrenta uma disparada de casos de Covid-19 nos últimos dias. Ainda segundo as fontes, uma proposta que veio à tona foi uma prorrogação até o final do mês de maio. 

A renovação das medidas impostas no dia 25 de abril pode colocar em xeque a realização da Olímpiada de Tóquio, programada para começar em 23 de julho. Os Jogos ocorreriam no ano de 2020, mas foram adiados pela pandemia.

Neste momento, pelas restrições em Tóquio e outras áreas urbanas, o governo exige que restaurantes, bares e casas de karaokê que servem bebidas alcoólicas permaneçam fechados. Grandes lojas de departamento e cinemas também foram fechados, e espectadores foram proibidos em grandes eventos.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, deve visitar o Japão no final deste mês, mas um estado de emergência mais longo poderia renovar os clamores públicos pelo cancelamento dos Jogos Olímpicos.