São Silvestre confirma nomes consagrados na edição de 2019

Quenianas Pauline Kamulu, bronze no mundial de maratona de 2019 e atual vice-campeã da São Silvestre, e Sheila Chelangat são algumas das atrações que obtiveram índice

95ª Corrida Internacional - São Silvestre
O ugandense Jacob Kiplimo é uma das atrações da São Silvestre (Foto: watchdoguganda.com)

Escrito por

A organização da 95ª Corrida Internacional de São Silvestre confirmou nesta segunda-feira mais destaques do circuito mundial na edição deste ano. Além de Brigid Kosgei, recordista mundial da maratona, e Paul Kipchumba Lonyangata, vencedor da Maratona de Paris, outros nomes obtiveram com qualificação no ranking da World Athletics (IAAF). Serão cerca de 150 atletas da elite, das categorias Platinum, Gold, Silver e Bronze, além de vários destaques do circuito.

No feminino, estão confirmadas as quenianas Pauline Kamulu, atleta Gold, bronze no mundial de maratona de 2019 e atual vice-campeã da São Silvestre, e Sheila Chelangat, Silver, campeã da Okepke 10K (Nigéria), Shangai 10k, Port Gentil 10k (Gabão) e Valenciennes 10k (França).

Entre os homens, dois são atletas Gold: o ugandense Jacob Kiplimo, campeão júnior de cross country em 2017 e vencedor da Manchester 10K em 2019; e o queniano Titus Ekiru, bicampeão em Honolulu (18/19), vencedor da Maratona de Milão e da Meia de Lisboa, ambas em 2019. Ele defenderá uma série de vitórias em provas de rua desde 2017.

Da categoria Silver, estarão o etíope Nyakola Teresa, campeão da Abu Dhabi com recorde do percurso; Dawit Admasu, atleta etíope e que representa o Bahrein, campeão da Corrida de São Silvestre em 2014 e 2017; e o queniano Vedic Kipkoech Cheruiyot, bronze na Valência 10K deste ano.

A partir da 95ª edição, a corrida passa também a ser da categoria Road Race Bronze Label da Wolrd Athletics (IAAF), entrando para o rol das principais do mundo. Isso significa possuir critérios técnicos de qualificação que garantirão a presença de alguns dos melhores corredores do mundo na atualidade.

A São Silvestre, assim, junta-se à Maratona de São Paulo (desde 2019) e Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro (a partir de 2020), como únicas provas do país a possuir o Bronze Label. 

A programação de largadas no dia 31 começará mais cedo, a partir das 7h25, com a largada da categoria Cadeirantes. Em seguida, a partir das 7h40, será a vez da Elite feminino, ficando para as 8h05 a Elite masculino, Pelotão C, e Cadeirantes com Guia e Pelotão Geral.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter