Quanto custa um carro da Fórmula 1?

O automobilismo é um dos esportes mais caros do mundo

100366721-red-bull-racings-dutch-driver-max-verstappen-competes-during-the-dutch-formula-one-grand-aspect-ratio-512-320
Carro de Verstappen em 2023. (Foto: KENZO TRIBOUILLARD/AFP)

Escrito por

Os carros de Fórmula 1 reúnem quase tudo que existe de mais avançado na tecnologia com um único objetivo: performance. Por isso, os valores dos carros podem chegar a números absurdos e vão variar de acordo com o nível de tecnologia existente de cada modelo. Atualmente, o valor de um carro de Fórmula 1 fica em torno de 5 a 20 milhões de dólares (de R$ 25 a cerca de R$ 125 milhões).

+ Fórmula 1: Verstappen e mais quem? Os pilotos com mais vitórias na história

A FIA, Federação Internacional de Automobilismo, possui uma série de regras para a criação desses carros. Com isso, as equipes constroem seus veículos no limite do regulamento, buscando extrair o máximo possível de desempenho dentro das especificações dadas pela categoria.

+ Fórmula 1: confira a classificação atualizada do campeonato de 2023

Tudo isso requer muito dinheiro para pesquisas, testes, materiais e mão de obra. Então, além do regulamento para a competitividade, a FIA determina também um teto orçamentário para as equipes da Fórmula 1. Com isso, os times não podem gastar exacerbadamente. É preciso ter equilíbrio.

Com os diferentes níveis de cada equipe, seja no orçamento ou na capacidade de desenvolvimento, os carros possuem diferentes níveis de desempenho e tecnologia. Portanto, também custam diferentes preços.

99955610-ferraris-monegasque-driver-charles-leclerc-arrives-in-the-parc-ferme-after-the-qualify
Ferrari de Charles Leclerc. (Foto: Eric Gaillard/AFP)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter