Presidente da Federação critica Hugo Calderano após problema com visto
CEO respondeu sobre a pôlemica e comentou a postura do brasileiro

O presidente da Federação Internacional de tênis de mesa (ITTF), Steve Dainton, criticou o mesatenista Hugo Calderano após o brasileiro ficar de fora do Grand Smash de Las Vegas, uma das principais competições do circuito mundial de tênis de mesa, por um "impedimento burocrático" para entrar nos Estados Unidos.
➡️Ranking de tênis de mesa é atualizado após título de Hugo Calderano
Durante uma entrevista para a organização do campeonato, o CEO respondeu sobre a pôlemica e criticou a postura de Calderano, tirando a responsabilidade da federação internacional sobre o caso.
— É uma grande decepção que o Hugo não tenha podido vir. Ele é um jogador incrível, com resultados recentes que mostram que ele é atualmente um dos melhores do mundo. Tê-lo em seu continente também era importante para nós. Mas temos incentivado os jogadores a se prepararem com meses de antecedência os vistos, e aqueles que se planejaram adequadamente não tiveram grandes problemas. A USATT tem dado uma ajuda incrível com isso. Isso é um lembrete de que ser profissional exige mais do que apenas performance na mesa, significa também assumir a responsabilidade por tudo que acontece fora dela — disse o presidente.

Hugo Calderano, que tem cidadania portuguesa, necessitaria apenas informar a sua entrada nos Estados Unidos por meio do Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA, em inglês), já que os países da União Europeia fazem parte do Programa de Isenção de Visto.
Segundo informado pela equipe do atleta, o procedimento foi seguido como de habitual, porém, diante de demora da confirmação pelas autoridades estadunidenses, Hugo foi informado que não estava mais elegível para a dispensa de visto por ter ido a Cuba, em 2023, para a disputa do Campeonato Pan-Americano e do evento de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, eventos organizados pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Hugo Calderano pode cair no ranking
Hugo Calderano chegou aos 5400 pontos no ranking após o título do WTT Star Contender da Eslovênia, e permaneceu na terceira posição. Assim como o Mundial, o Grand Smash de tênis de mesa rende 2000 pontos no ranking ao campeão, 1400 pontos ao vice e 700 pontos aos semifinalistas, o que faz com que o brasileiro corra o risco de perder até duas posições.
Com exceção de Hugo, todos os atletas do top-10 do ranking e, portanto, principais adversários do brasileiro, estão confirmados na competição de Las Vegas.
Tudo sobre

Vôlei
Brasil leva virada no tie-break, sofre quarta derrota e cai no Mundial sub-17 de vôlei
Há 5 horas
Mais Esportes
WSL: Kelly Slater dá show e elimina Gabriel Medina em Teahupoo
Há 6 horas
Vôlei
Vice na Copa Sul-Americana liga alerta para futuro do Brasil no vôlei masculino
Há 6 horas
Surfe
WSL: Ítalo e Chumbinho quebram sequência negativa do Brasil e avançam no Taiti
Há 7 horas
Mais Esportes
Hugo Calderano estreia no Smash da Europa; veja adversário e chave
Há 8 horas
Fórmula 1
F1: Hamilton vira 'novo Schumacher' nos bastidores da Ferrari
Há 9 horasMais LANCE!

F1: McLaren promete atualizações para alcançar rival

Do sonho de ginasta à Olimpíada no skate: Gabi Mazetto mira LA

Valter Walker aceita luta contra ex-campeão do UFC

Makhachev volta a ameaçar recorde histórico de Anderson Silva no UFC

João Fonseca mira salto no ranking após queda em Montreal

Piastri rebate Hamilton na F1: 'Eles não são para todos'

João Fonseca terá caminho facilitado no Masters de Cincinnati

Sem LeBron, Lakers terão desafio pela frente, alerta Shaq

Diretor da F1 detalha qualidades de Bortoleto: 'Algo que precisamos'

Rio 2016: Olimpíada sediada pelo Brasil completa dez anos

De Gisele Bundchen a Vanderlei: os 10 anos da abertura dos Jogos Rio 2016

Semana de luta! Recorde de Anderson Silva e dois cinturões em jogo no UFC 330

Classificado para a AmeriCup, Brasil vence Colômbia e é bronze no Sul-Americano



