Com quebra de recorde no feminino, africanos dominam a São Silvestre
Queniana Jemima Sumgong conquista a prova pela segunda vez; no masculino, vitória foi do etíope Leul Aleme, com brasileiro Giovani dos Santos terminando em quarto

Não deu para ninguém! Liderando desde os primeiros quilômetros a queniana Jemima Sumgong, medalhista de ouro na maratona da Rio-2016, faturou o lugar mais alto do pódio na 92ª edição da São Silvestre. Além da sua segunda conquista em solo brasileiro, a atleta ainda deixa seu nome na história da competição ao quebrar o recorde da compatriota Priscah Jeptoo, em 2011 (48min48s), chegando com o tempo de 48min34s.
No masculino, a primeira colocação também ficou com um atleta africano. O etíope Leul Aleme, que marcou 44min51s, seguido pelo compatriota Dawit Admasu e o queniano Stephen Kosgei. O brasileiro Giovane dos Santos terminou na quarta colocação. Desde 2007, apenas africanos vencem a prova feminina. A sequência na masculina é menor, vem desde 2011.
PROVA FEMININA
Depois de de ter obtido o ouro na Olimpíada do Rio, em agosto último, a queniana Jemima Sumgong venceu a São Silvestre na manhã deste sábado.
Mesmo admitindo que poderia enfrentar dificuldades durante os 15km, por precisar se mais veloz, já que ela vê a resistência como sua melhor qualidade, Jemima se mostrou muito à vontade durante todo o percurso, como se estivesse passeando pelas ruas da capital paulista, que ela conheceu, pela primeira vez, na manhã deste sábado.
Nem o forte calor e a alta umidade pareceram atrapalhar a queniana. Na hora da largada, exatamente às 8h40, os termômetros apontavam 25 graus. No final da prova, já se aproximava dos 30º. A umidade relativa do ar girou em torno dos 60%.
O pódio foi completo por Flomena Cheyech, do Quênia, Eunice Chumba, do Bahrein e das etíopes Ymer Ayalew e Ester Kakuri. A melhor brasileira foi Tatiele de Carvalho, com a sétima posição.
Giovani chega em quarto
Colocado como o melhor entre os brasileiros no masculino, Giovani dos Santos fez uma boa prova e conseguiu melhorar seu resultado em relação à edição passada. Com o tempo de 45min30s, ele novamente foi o mais bem colocado do país, terminando na quarta colocação.
Sempre presente no pelotão de frente, o atleta chegou a liderar a prova, porém a subida da Brigadeiro Luis Antonio, juntamente com o alto ritmo imposto pelos africanos, fizeram com que Giovani se distanciasse.
- Eu fiz o que pude. Eu achei que na Brigadeiro eu poderia superar eles, mas não deu - afirmou à Gazeta.
Porém, ele acredita que está cada vez mais perto do inédito título da São Silvestre e afirma que enquanto puder correr, participará do último evento do calendário esportivo.
- Quem sabe o lugar mais alto do pódio não vai chegar - disse à Gazeta.
Rapazes sentem o forte calor
O forte calor que chegou aos 30 graus no encerramento da elite masculina e castigou seus participantes. Assim que cruzaram a linha de chegada, os primeiros colocados mostraram muito cansaço, deitando-se no chão, jogaram água no rosto e até tiraram os tênis.
Durante a premiação, o etíope Admasu passou mal e se retirou da cerimônia. Giovani dos Santos também não se sentiu bem durante a execução do hino nacional, mas atribuiu o desconforto ao forte ritmo da prova.
CLASSIFICAÇÃO FINAL - FEMININO
1ª Jemima Jelagat (Quênia) – 48min35s
2ª Flomena Cheyech Daniel (Quênia) – 49min15s
3ª Eunice Cehbicii (Bahrein) – 50min26s
4ª Ymer Wude (Etiópia) – 51min40s
5ª Ester Chesang Kakuri (Etiópia) – 51min45s
7ª Tatiele Roberta de Carvalho (Brasil) – 54min01s
CLASSIFICAÇÃO FINAL - MASCULINO
1º Leul Aleme (Etiópia): 44m53
2º Dawit Admasu (Etiópia): 44m55
3º Stephen Kosgei (Quênia): 45m00
4º Giovani dos Santos (Brasil): 45m30
5º Willian Kibor (Quênia): 45m49

Fórmula 1
Com 7 abandonos, Russell supera Verstappen e vence o GP do Azerbaijão na F1 2026
Há 38 minutos
Futebol Americano
Lamar Jackson: conheça o astro dos Ravens que joga no Maracanã
Há 46 minutos
Fórmula 1
Brasileiro na mira da F1 em 2027 vence e lidera a F2
Há 1 hora
Vôlei
Lorena comenta potencial rivalidade em Sesc Flamengo x Praia Clube
Há 2 horas
Fórmula 1
Volta a volta da vitória de Russell no GP do Azerbaijão pela F1 2026
Há 3 horas
Vôlei
Vale taça! Sesc Flamengo e Praia Clube duelam pela Copa Supervôlei neste sábado
Há 3 horasMais LANCE!

Com 'bagagem' de Seleção, Sabrina estreia pelo Praia Clube

Fórmula 1 hoje: horários e onde assistir ao GP do Azerbaijão neste sábado (26)

Niall surpreende e vence Classic no Olympia; Ramon fica no top-3

Natinha explica dispensa da Seleção Brasileira: 'Melhor escolha'

Fluminense x Praia Clube marca 'Lei do Ex' na Copa Supervôlei

Praia Clube bate o Fluminense e faz 'final' com Sesc Flamengo na Copa Supervôlei

Dak Prescott destaca preparação dos Cowboys para jogo contra Ravens no Rio

Macris não viaja com o Praia Clube e é desfalque na Copa Supervôlei

NFL no Rio: técnico dos Cowboys compara tamanho de Dallas e Flamengo

Vôlei: confira os lances de Fluminense x Praia Clube pela Copa Supervôlei

Time Brasil ganha novo patrocinador para ciclo olímpico

Lamar Jackson brinca antes de Ravens x Cowboys: 'Sou um gênio'

Fluminense x Praia Clube: horário e onde assistir à Copa Supervôlei

