LNB critica veto da Fiba a Flamengo e Bauru na Liga das Américas
Entidade emite posicionamento a favor dos clubes brasileiros e se coloca à disposição da federação internacional para buscar "a retomada do crescimento do basquete" no país

A Liga Nacional de Basquete (LNB), representante dos clubes brasileiros, divulgou nesta terça-feira um comunicado em que critica a retirada de Flamengo e Bauru, atual campeão e vice do NBB, respectivamente, da próxima edição da Liga das Américas, que acontece em janeiro de 2017.
A entidade se colocou à disposição do órgão mundial para ajudar na "retomada do crescimento do basquete" no país, mas contestou a medida, uma vez que a classificação "exigiu esforços específicos das equipes em todo o seu planejamento".
A CBB será reavaliada no dia 28 de janeiro, em um encontro da Fiba, quando a suspensão poderá ser revista. No entanto, a Liga das Américas está prevista para começar no dia 20, o que inviabiliza uma reviravolta no caso.
Os clubes procuraram a LNB para tentar um acordo em conjunto com a entidade internacional, mas sabem que as chances de uma decisão favorável é pequena. No ano passado, o México foi suspenso por inconformidade com regras do órgão sobre a gestão da modalidade, o que levou ao cancelamento da participação das equipes do país no torneio continental.
Confira a posição completa da LNB
A Liga Nacional de Basquete (LNB) vem através desta manifestar sua posição em relação à decisão da Federação Internacional de Basquete (FIBA) em suspender a Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
A LNB reitera o apoio que sempre prestou à FIBA e entende que tal ato é compreensível na medida em que se busque o caminho para a retomada do crescimento do basquetebol no Brasil. Esta ação, por mais dura que possa parecer, deve trazer consigo a esperança, o entendimento e a soma de esforços para que solucionemos os graves problemas que afligem a nossa Confederação.
Apesar de não fazermos parte dos problemas verificados pela FIBA, queremos e nos colocamos à disposição para fazer parte da solução, a qual certamente não passa pela punição aos clubes brasileiros. Por isso é importante registrarmos nossa insatisfação no impedimento de que nossas equipes, Clube de Regatas Flamengo e Bauru Basket, disputem a próxima edição da Liga das Américas, direito adquirido no mérito esportivo e que para tal competição já exigiu esforços específicos dessas equipes em todo o seu planejamento. Essa notícia surpreendeu à LNB já que há duas semanas o Sr. José Luiz Saez, dirigente da FIBA, se reuniu com a presidência da LNB, em São Paulo, e em nenhum momento mencionou que haveria quaisquer punições aos clubes filiados à Liga, uma vez que a entidade sempre contribuiu com a mesma e tem feito um papel incansável para o desenvolvimento do basquetebol brasileiro. Trabalho, inclusive, muitas vezes reconhecido pela própria FIBA. Uma medida como essa serve, apenas, para agravar a atual situação.
O NBB, como principal produto da LNB, tem se tornado a cada ano mais forte, atraindo novos fãs, novas equipes e patrocinadores. Desta forma, a LNB tem ciência de seu papel neste cenário e de maneira proativa estará, como sempre esteve, pronta para ajudar sob a liderança da FIBA e não medirá esforços para buscar junto às entidades que organizam o esporte no Brasil como Ministério do Esporte e Comitê Olímpico Brasileiro, uma solução rápida para que a modalidade no país continue sendo desenvolvida da melhor forma possível. A esperança e o otimismo existentes desde a criação da LNB, devem agora ser a grande ferramenta para a solução definitiva desta que é a segunda modalidade mais popular do mundo e que certamente voltará a ser no Brasil.

Vôlei
Brasil leva virada no tie-break, sofre quarta derrota e cai no Mundial sub-17 de vôlei
Há 6 horas
Mais Esportes
WSL: Kelly Slater dá show e elimina Gabriel Medina em Teahupoo
Há 7 horas
Vôlei
Vice na Copa Sul-Americana liga alerta para futuro do Brasil no vôlei masculino
Há 7 horas
Surfe
WSL: Ítalo e Chumbinho quebram sequência negativa do Brasil e avançam no Taiti
Há 9 horas
Mais Esportes
Hugo Calderano estreia no Smash da Europa; veja adversário e chave
Há 10 horas
Fórmula 1
F1: Hamilton vira 'novo Schumacher' nos bastidores da Ferrari
Há 10 horasMais LANCE!

F1: McLaren promete atualizações para alcançar rival

Do sonho de ginasta à Olimpíada no skate: Gabi Mazetto mira LA

Valter Walker aceita luta contra ex-campeão do UFC

Makhachev volta a ameaçar recorde histórico de Anderson Silva no UFC

João Fonseca mira salto no ranking após queda em Montreal

Piastri rebate Hamilton na F1: 'Eles não são para todos'

João Fonseca terá caminho facilitado no Masters de Cincinnati

Sem LeBron, Lakers terão desafio pela frente, alerta Shaq

Diretor da F1 detalha qualidades de Bortoleto: 'Algo que precisamos'

Rio 2016: Olimpíada sediada pelo Brasil completa dez anos

De Gisele Bundchen a Vanderlei: os 10 anos da abertura dos Jogos Rio 2016

Semana de luta! Recorde de Anderson Silva e dois cinturões em jogo no UFC 330

Classificado para a AmeriCup, Brasil vence Colômbia e é bronze no Sul-Americano



