João Almeida

João Almeida se esforça na chegada, termina em décimo primeiro, mas assume a liderança geral do Giro (AFP)

LANCE!
05/10/2020
14:53
Etna (ITA)

A terceira etapa do Giro da Itália, com chegada no alto do vulcão Etna, teve a vitória de um equatoriano, Jonathan Caicedo (equipe EF). E um fato histórico: pela primeira vez em 31 anos um ciclista português fecha o dia na liderança geral, João Almeida (Quick-Step) assumiu a Maglia Rosa após chegar em décimo-primeiro lugar, 1m03 atrás do líder. Curiosamente, Almeida e Caicedo têm o mesmo tempo 7h44m25s, mas o lusitano leva a vantagem no desempate (nos décimos).

Jonathan Caicedo
Jonathan Caicedo sobre e vence a etapa 3 do Giro. Equatoriano é o vice-líder geral (AFP)

Como era esperado, o então líder, o italiano Filippo Ganna - da Ineos, campeão mundial de contrarrelógio, mas que não é especialista em escaladas - ficou muito atrás, chegando 19m47 do líder e saindo de qualquer briga pela classificação geral. A etapa foi péssima para um dos dois maiores favoritos ao título. Geraint Thomas (britânico da Ineos) sofreu um tombo e chegou muito atrás do pelotão. No momento, tem um déficit de 11m17s para o líder e isso praticamente significa que ele não chegará ao título, o que é uma frustração para ele a a Ineos: Thomas não disputou o Tour de France para entrar voando no Giro. Com Thomas quase descartado, o italiano Vicenzo Nibali (Trek) aparece como o grande favorito. Ele no momento está a 55s do líder.

A prova foi estratégica. Caicedo sempre esteve no grupo da fuga e mostrou força principalmente nos quilômetros finais, quando manteve a confortável distância de 21s sobre o italiano Giovanni Visconti (da equipe convidada Vini Zabu), cruzando com o tempo de 4h02min33s. O terceiro colocado foi o belga Harm Vanhoucke (Lotto), 30s atrás do líder. Avisado pela equipe da possibilidade de assumir o primeiro lugar geral, Almeida pedalou monitorando o tempo de Caicedo. Na reta final, colocou um gás a mais e conseguiu o feito. Logo ao seu lado na chegada, veio o espanhol Pello Bilbao, que assumiu o terceiro lugar geral, 37s atrás de Almeida e Caicedo

A quarta etapa ocorre nesta terça-feira, Catania - Villafranca Tirrena, de 140 km, é plana e aberta para os sprinters.