Entenda o formato da Liga das Nações de Vôlei, a VNL

Saiba como funciona a competição

Brasil-x-Estados-Unidos-Liga-das-Nacoes-de-Volei-Feminino-aspect-ratio-512-320
Seleção Brasileira de Vôlei Feminino comemorando ponto na VNL, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação / CBV)

Escrito por

A Liga das Nações de Voleibol é um dos eventos mais importantes do Vôlei. Em alguns anos, a competição serve para testes do ciclo olímpico e outros, em ano de Olimpíada — como neste momento — é uma forma de saber se a sua equipe está pronta para os Jogos ou o que pode ser ajustado até o maior torneio poliesportivo.

Aproveitando que estamos em clima de VNL, o Lance! explica como funciona a competição mais aguardada pelas equipes e querida pelos fãs de vôlei.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

A competição funciona assim: Ranqueadas conforme a Federação Internacional de Vôlei (FIVB), as 16 seleções classificadas disputam 12 partidas em diferentes sedes.

Dentre os jogos, cada time encara: três seleções entre 1 e 4 no ranking, três entre 5 e 8, três entre 9 e 12 e, finalmente, três entre 13 e 16. As oito melhores equipes avançam à fase final eliminatória, que começa com a etapa de quartas de final.

volei masculino brasil
Brasil e Cuba pela VNL, no Rio de Janeiro (Foto: Maurício Val/FV Imagens/CBV)

➡️ Brasil confirma favoritismo, vence a Holanda e mantém 100% de aproveitamento na Liga das Nações

Neste ano, essas cidades receberam equipes femininas e masculinas: Antália, Rio de Janeiro, Macau, Arlington, Hong Kong, Fukuoka, Ottawa, Liubliana e Manila. Sendo as finais serão Lódz (POL) e Bangkok (TAI).

A Seleção Brasileira de Voleibol Masculino tem apenas um título na competição, conquistado em 2021. Já a Feminina, está em busca do primeiro título na Liga das Nações.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter