Campeão mundial brilha na abertura do Oi Pro Junior Series no Rio

Catarinense Mateus Herdy fez as marcas a serem batidas na praia da  Barra da Tijuca.  No feminino, a peruana Daniela Rosas bateu todos os recordes nesta sexta-feira 

Mateus Herdy
Mateus Herdy foi o destaque na Barra da Tijuca (Foto: Pedro Monteiro / Oi Pro Junior)

Escrito por

Atual campeão mundial da categoria Pro Junior Sub-18, Mateus Herdy foi o primeiro surfista a se destacar na abertura do Oi Pro Junior Series, nesta sexta-feira, na praia da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O catarinense estreou na segunda bateria do dia, com as marcas a serem batidas no campeonato, nota 7,50 e 12,75 pontos. No feminino, a  peruana Daniela Rosas bateu todos os recordes, atingindo 14,50 pontos com notas 7,50 e 7,00 na última bateria das meninas no primeiro dia.

A primeira fase do Oi Longboard Pro fechou a sexta-feira e a estreia da categoria feminina foi adiada pela difícil condição do mar, para as 7h00 do sábado na Barra da Tijuca.

O Oi Pro Junior Series começou com duas vitórias catarinenses no Rio de Janeiro. Uriel Sposaro ganhou a primeira e  Herdy, a segunda. Mateus não havia feito inscrição no prazo, mas decidiu participar do torneio de última hora.

– Eu resolvi vir de última hora por ser um evento aqui no Brasil e porque é um bom treino para os próximos QS. Eu entrei na bateria sem qualquer pressão, as ondas estão bem divertidas e eu até queria que tivesse mais tempo na água, porque está bem legal de surfar. Está demorando um pouco para entrarem as ondas que abrem mais para manobras, mas está bem divertido competir – disse Herdy. 

Mateus Herdy vai enfrentar os cabeças de chave Leonardo Barcelos e Mateus Sena na segunda bateria, completada pelo chileno Tomas Bock, que passou em segundo no confronto que abriu a disputa pelo título sul-americano Pro Junior de 2019 da WSL South America.

Entre os cabeças de chave que vão estrear na segunda fase do Oi Pro Junior Series neste sábado, estão dois surfistas que competiram no Mundial Pro Junior do ano passado junto com Herdy na Ilha Taiwan: o paulista Eduardo Motta e o peruano Raul Dañino. 

Pro Junior Feminino
Na categoria feminina, todas as dezesseis participantes foram divididas na primeira fase e já estrearam nesta sexta-feira. A atual bicampeã sul-americana da WSL South America, Sol Aguirre, estreou na primeira bateria e surfou o suficiente para avançar em segundo lugar na disputa vencida pela argentina Coco Cianciarulo.

Ao contrário da peruana, a campeã sul-americana de 2016, Tainá Hinckel fez os recordes das meninas até a sua bateria. A catarinense da Guarda do Embaú só surfou duas ondas e a última foi a melhor, valeu 6,75 para totalizar 10,75 pontos. A brasileira Kemily Sampaio passou em segundo, eliminando a peruana Alessia Moro e outra brasileira, Bruna Carderelli.

O destaque do dia, no entanto, foi a peruana Daniela Rosas, com notas 7,00 e  7,50, as mesmas de Mateus Herdy. 

– As ondas estão um pouco difíceis, mas eu consegui achar duas ondas boas felizmente, porque as condições estão mudando muito a cada momento. Eu vou tentar de todas as maneiras buscar o título sul-americano esse ano. No ano passado, eu fiquei perto de conseguir e me classifiquei para o Mundial, mas não fui pra Taiwan porque preferi disputar o Panamericano na mesma data. Eu espero ir esse ano e, para isso, tenho que surfar bem as baterias, pegando boas ondas para ir avançando nas competições – disse Daniela Rosas.

A segunda fase feminina será disputada no sábado.  Na primeira bateria, a bicampeã sul-americana de 2017 e 2018, Sol Aguirre, vai brigar pelas duas primeiras vagas com a argentina Coco Cianciarulo e as brasileiras Julia Camargo e Isabela Saldanha. A peruana recordista absoluta da sexta-feira, Daniela Rosas, entra no confronto seguinte com mais três brasileiras, Tainá Hinckel, Kemily Sampaio e Pamella Mel.

Oi Longboard Pro
A primeira fase masculina e feminina do Oi Longboard Pro também estavam programadas para esta sexta-feira, mas as condições do mar adiaram as disputas para o sábado, às 7h (de Brasília). O carioca Phil Rajzman, atual campeão sul-americano de Longboard, vai estrear junto com Alexandre Escobar na primeira bateria da segunda fase. Seus adversários classificados na sexta-feira são os também brasileiros Marcelo Freitas e Gabriel Moura.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter