Baterias femininas de Saquarema são divulgadas

Brasil terá duas representantes na quarta parada do Circuito Mundial; Silvana Lima está na última bateria e triagem define segunda surfista nacional

Silvana Lima
Silvana Lima ocupa a 14ª colocação no ranking mundial (WSL / Ed Sloane)

Escrito por

As melhores surfistas do mundo conheceram suas adversárias na estreia do Rio Pro em Saquarema (RJ). A etapa brasileira da Liga Mundial de Surfe (WSL, em inglês) começa nesta terça-feira, na Praia de Itaúna. A previsão das ondas está boa para o primeiro dia do prazo, que vai até 21 de maio. Duas brasileiras vão competir em Saquarema, a top da elite, Silvana Lima, e a vencedora da triagem.

Essa competição especial pela única vaga de convidada da etapa brasileira, está marcada para as 10h00 da segunda-feira na Praia de Itaúna. Dependendo da condição do mar, a triagem masculina com Raoni Monteiro, Lucas Chumbinho, Lucas Silveira e Yago Dora, pode abrir o dia. As participantes da bateria feminina serão indicadas em conjunto pela WLS, WSL América do Sul, Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro e Associação de Surf de Saquarema. A vencedora já garante a premiação mínima de 10.000 dólares, oferecida para as dezoito participantes nas etapas do World Surf League Women´s Championship Tour.

Elas são divididas em seis baterias na rodada inicial e as primeiras colocadas em cada, avançam direto para a terceira fase, mas as perdedoras têm uma segunda chance de classificação. A ganhadora do "wildcard" na triagem vai completar a terceira bateria, composta pela hexacampeã mundial Stephanie Gilmore e Keelly Andrew. Já a única brasileira na elite das top-17, Silvana Lima, foi escalada para fechar a primeira fase, com a francesa Johanne Defay e a americana Lakey Peterson.

As duas adversárias da cearense foram semifinalistas da primeira etapa da temporada na Austrália, com a californiana sendo vice-campeã na final contra Stephanie Gilmore na Gold Coast. Lakey Peterson é a número 5 ranking, Johanne Defay está em sétimo lugar e Silvana Lima ocupa a 14ª posição, fora do grupo das dez primeiras que são mantidas na elite para o ano que vem. A norte-americana iniciou seu caminho até a final na Gold Coast eliminando a brasileira na segunda fase, agora as duas voltarão a se enfrentar em Saquarema.

Confira as baterias femininas para o Round 1 do Rio Pro:


1: Carissa Moore (HAV) X Sage Erickson (EUA) X Laura Enever (AUS)
2: Courtney Conlogue (EUA) X Nikki Van Dijk (AUS) X Bronte Macaulay (AUS)
3: Stephanie Gilmore (AUS) X Keely Andrew (AUS) X vencedora da triagem
4: Tyler Wright (AUS) X Coco Ho (HAV) X Bianca Buitendag (AFR)
5: Sally Fitzgibbons (AUS) X Tatiana Weston-Webb (HAV) X Pauline Ado (FRA)
6: Johanne Defay (FRA) X Lakey Peterson (EUA) X Silvana Lima (BRA)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter