sakai

Jairzinho Rozenstruik e Augusto Sakai fazem a luta principal do UFC Vegas 28 (Foto: Reprodução YouTube UFC)

TATAME
05/06/2021
14:22
Las Vegas (EUA)

Marcado para acontecer neste sábado (5), no UFC Apex, em Las Vegas (EUA), a partir das 17h (horário de Brasília), o UFC Vegas 28 contará com um verdadeiro "esquadrão brasileiro" em ação. Ao todo, serão sete atletas representando o Brasil no card, além do argentino Santiago Ponzinibbio, que enfrenta Miguel Baeza e possui uma grande identificação com o país e os fãs brasileiros por ter participado do The Ultimate Fighter.

No combate mais importante da noite, o curitibano Augusto Sakai, nono colocado no ranking peso-pesado, terá pela frente o surinamês Jairzinho Rozenstruik, em duelo importante para o futuro da categoria. Antes disso, Gregory Rodrigues, campeão peso-médio do LFA, estreia no Ultimate enfrentando Dusko Todorovic. Também pelos médios, o paraense Antônio Arroyo vai em busca de recuperação diante de Tom Breese.

No card preliminar, serão mais quatro atletas representando o Brasil. No peso-mosca, Ariane Lipski encara Montana de la Rosa para retomar o caminho das vitórias, enquanto Francisco Massaranduba, atleta muito querido pelos fãs de MMA, estreia nos meio-médios em luta contra Muslim Salikhov. Na divisão peso-leve, Alan Nuguette pega Mason Jones, enquanto a peso-mosca Tabatha Ricci irá debutar com Manon Fiorot.

Sakai e Jairzinho duelam por uma vaga no Top 5

Augusto Sakai, atual nono no ranking peso-pesado do UFC, chega para fazer o seu segundo main event consecutivo em busca de recuperação na franquia. O brasileiro vinha invicto no Ultimate, com vitórias sobre Chase Sherman, Andrei Arlovski, Marcin Tybura e Blagoy Ivanov, mas em sua última apresentação, em setembro passado, acabou sendo derrotado pelo experiente Alistair Overeem por nocaute no quinto round.

Ocupando a sexta posição na lista dos melhores atletas da divisão até 120kg, Jairzinho é outro que visa recuperação. O atleta do Suriname perdeu duas das suas três lutas mais recentes, para Francis Ngannou e Ciryl Gané, essa última em fevereiro deste ano, por decisão unânime dos jurados. Sua última vitória aconteceu em agosto do ano passado, quando superou o brasileiro Junior Cigano por nocaute técnico.

Mais dois brasileiros completam o card principal

Além de Sakai, mais dois brasileiros entram em ação no card principal do UFC Vegas 28, um deles fazendo sua estreia na maior organização de MMA do mundo. Pouco depois de se tornar campeão peso-médio do evento LFA ao derrotar Josh Frend por nocaute no primeiro round, Gregory Rodrigues foi contratado pelo Ultimate e, aos 29 anos, fará nesta noite sua primeira apresentação na companhia. O carioca, que possui um cartel de nove triunfos e três derrotas no MMA profissional, terá pela frente o sérvio Dusko Todorovic (10-1), que vem de resultado negativo para Punahele Soriano por nocaute, em combate realizado no mês de janeiro.

Também pela categoria dos médios, Antônio Arroyo (9-4) vai em busca da sua primeira vitória no UFC. Contratado pela franquia após se destacar na terceira temporada do reality show "Dana White's Contender Series", o paraense amargou derrotas para André Sergipano e Deron Winn. Para se recuperar e evitar uma possibilidade de demissão em caso de novo revés, Arroyo terá que superar o britânico Tom Breese (12-3).

Ariane, Massaranduba, Nuguette e Ricci em ação

Na categoria peso-mosca, Ariane Lipski vinha de triunfos sobre Isabela de Pádua e Luana Dread, no entanto, em sua última apresentação, acabou sendo derrotada por Antonina Shevchenko via nocaute. Diante disso, a brasileira vai tentar retomar o caminho das vitórias contra a norte-americana Montana de la Rosa, que vem de derrota para Viviane Araújo, em setembro, e empate diante de Mayra "Sheetara" Bueno, em fevereiro.

No auge de seus 42 anos, Francisco Massaranduba fará neste sábado a sua estreia na categoria meio-médio do Ultimate. Embalado por três triunfos em sequência, sobre Bobby Green, John Makdessi e Jai Herbert, respectivamente, o brasileiro vai medir forças contra o russo Muslim Salikhov, casca-grossa que vem de quatro resultados positivos, diante de Ricky Rainey, Nordine Taleb, Laureano Staropoli e Elizeu Capoeira.

Já na categoria peso-leve, quem entra em ação é o também experiente Alan Nuguette. Fazendo parte do plantel do Ultimate desde 2013, o manauara vem de derrotas para Scott Holtzman e Bobby Green, e precisando da vitória, encara o galês Mason Jones, que estreou em janeiro deste ano, com uma derrota.

Por fim, na divisão peso-mosca, Tabatha Ricci aceitou o desafio com apenas três dias de antecedência e será mais uma representante do Brasil estreando no UFC. A paulista de Birigui está invicta no MMA, com cinco vitórias em cinco lutas na carreira. Aos 26 anos, Tabatha é filha de judoca e começou a treinar a modalidade aos 6 anos. Ela enfrenta a francesa Manon Fiorot, que tem seis vitórias e uma derrota no cartel profissional.

CARD COMPLETO:

UFC Vegas 28
UFC Apex, em Las Vegas (EUA)
Sábado, 5 de junho de 2021

Card principal (20h, horário de Brasília)

Peso-pesado: Jairzinho Rozenstruik x Augusto Sakai
Peso-pesado: Walt Harris x Marcin Tybura
Peso-médio: Roman Dolidze x Laureano Staropoli
Peso-meio-médio: Santiago Ponzinibbio x Miguel Baeza
Peso-médio: Dusko Todorovic x Gregory Rodrigues
Peso-médio: Tom Breese x Antonio Arroyo

Card preliminar (17h, horário de Brasília)
Peso-mosca: Montana de la Rosa x Ariane Lispki
Peso-pesado: Tanner Boser x Ilir Latifi
Peso-meio-médio: Francisco Massaranduba x Muslim Salikhov
Peso-leve: Alan Nuguette x Mason Jones
Peso-pena: Makwan Amirkhani x Kamuela Kirk
Peso-mosca: Manon Fiorot x Tabatha Ricci
Peso-pena: Sean Woodson x Youssef Zalal
Peso-leve: Claudio Puelles x Jordan Leavitt