lance biz logo

Lance! Biz

twitter logo
twitter logo
twitter logo
twitter logo

Sites de apostas dominam mercado de patrocínio máster no futebol brasileiro; veja raio-X

Ao todo, 21 dos 36 clubes analisados no estudo têm sites de apostas expostos no espaço mais nobre do uniforme

Bola do Brasileirão

Futebol brasileiro presencia domínio de casa de apostas (Foto: Divulgação/CBF)

Lance! - 05/04/2023 - 14:38

Lance! - 05/04/2023 - 14:38

Um levantamento da Pluri Consultoria, com exclusividade ao LANCE!, destrinchou o quadro de patrocínios dos principais clubes brasileiros em 2023. Apesar de não liderar o ranking em volumes de marcas, o setor de apostas domina o espaço máster dos uniformes neste início de temporada.

Para realizar esta análise, foram selecionados 36 clubes brasileiros, a partir de critérios como tamanho de torcida e receitas anuais (veja a lista ao fim da matéria). Os dados foram coletados até meados de março. Assim, patrocínios anunciados nas últimas semanas não foram considerados.

Ao todo, 21 dos 36 clubes analisados no estudo têm sites de apostas como patrocinadores máster - quase 60% do total. Com quatro clubes cada, Betnacional e Pixbet são as marcas mais presentes nesta propriedade. Estrela Bet e Esportes da Sorte aparecem em seguida com três clubes cada.

Na Série A, são 12 clubes com casas de apostas como patrocinadores máster (veja a lista abaixo). O domínio fica ainda mais claro na comparação com outros segmentos. O segundo setor com mais presença no mercado de patrocínio máster é o de finanças, com apenas seis clubes.

Cabe destacar que o espaço máster é a propriedade mais cara dos uniformes dos times. Os sites de apostas, portanto, são a principal fonte de receita em patrocínios da maioria dos clubes brasileiros. Este fato explica a movimentação nos bastidores em torno do processo de regulamentação do setor - leia mais aqui.

Fluminense x Vasco

Fluminense e Vasco têm patrocínios máster de apostas (Foto: Divulgação)

A última casa de apostas a chegar no mercado de patrocínio foi a Novibet. A empresa fechou um acordo com o Fortaleza e será a patrocinadora máster do Tricolor de Aço até o fim de 2024. O espaço era ocupado anteriormente pela Zenir, empresa de móveis e eletrodomésticos.

- O mercado brasileiro é concorrido, mas não vemos apenas como uma competição (com outros sites de apostas). Estamos aqui para apoiar o Fortaleza e o esporte brasileiro. Nosso foco é dar mais opções aos consumidores. Somos uma empresa tecnológica e queremos tornar a experiência do usuário cada vez melhor. É por isso que vamos caminhar lado a lado com o time e a torcida do Fortaleza - disse Christoforos Bozatzidis, CMO da empresa, ao L!.

Patrocínios máster de sites de apostas na Série A:

Botafogo - Parimatch
Cruzeiro - Betfair
São Paulo - Sportsbet.io
Vasco - Pixbet
Fluminense - Betano
Fortaleza - Novibet
Bahia - Esportes da Sorte
Athletico-PR - Esportes da Sorte
Atlético-MG - Betano
Santos - Pixbet
América-MG - Estrela Bet
Goiás - Esportes da Sorte

Fortaleza e Novibet

Novibet é mais uma casa de apostas como patrocinador máster (Foto: Mateus Lotif/Fortaleza)

RAIO-X DE OUTRAS PROPRIEDADES DO UNIFORME:

Fornecedores de material esportivo

Entre os fornecedores de material esportivo, a Umbro lidera a lista com oito times: Athletico-PR, Avaí, Chapecoense, Cuiabá, Fluminense, Grêmio, Santos e Sport. Adidas e Volt, com cinco clubes cada, também apresentaram destaque

Volume de marcas por setor

Analisando os setores que dominaram os patrocínios do futebol o segmento "alimentos" foi o de maior volume nos clubes analisados pela Pluri: são 15 marcas desde setor em 2023. O mercado de apostas aparece em seguida com 14 empresas diferentes.

Mangas

Dentre os 36 clubes analisados, apenas nove não têm patrocinadores expostos nas mangas do uniforme. Apenas a Vero, empresa no mercado de adquirência de cartões de crédito, investe em mais de um clube nesta propriedade e aparece nas mangas de Internacional e Grêmio. 

Costas

Atualmente, 75% dos clubes têm patrocínios regulares nesta propriedade. Champion, com Avaí, Bahia, Náutico e Sport, é a empresa mais presente no espaço superior das costas. Em seguida, aparecem Banrisul, Banpará e Brisanet com dois clubes cada.

Os 36 clubes analisados na pesquisa da Pluri Consultoria

Série A: América-MG, Athletico-PR, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Vasco.

Série B: Atlético-GO, Ceará, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Guarani, Juventude, Ponte Pedro, Sport, Vila Nova e Vitória.

Outros: Náutico, Paraná, Paysandu, Remo e Santa Cruz.

Compartilhetwitter logofacebook logowhatsapp logo
share logo

Relacionados