lance biz logo

Lance! Biz

twitter logo
twitter logo
twitter logo
twitter logo

Exclusivo L!Biz: quais são as expectativas esportivas dos dirigentes brasileiros para 2023

Veja as pretensões dos clubes para as principais competições nacionais na atual temporada<br>

Arte expectativas esportiva

Dirigentes revelam pretensões para dentro de campo em 2023 (Arte: João Henrique Borges/LANCE!)

Lance! - 20/03/2023 - 12:59

Lance! - 20/03/2023 - 12:59

O LANCE!Biz dá sequência, nesta segunda-feira, à publicação da pesquisa exclusiva sobre o que pensam os dirigentes do futebol brasileiro. Desenvolvida pela Pluri Consultoria, a Pesquisa de Expectativas dos Dirigentes Brasileiros (PEDB) entrevistou, por amostragem e com garantia de anonimato, representantes das três principais divisões do país entre 9 e 21 de janeiro. A última parte, sobre as SAFs nos clubes, você pode ler neste link.

A pesquisa mostra o pensamento médio dos homens e mulheres que comandam o futebol do país. São pessoas que administram clubes que representam mais de 90% da torcida brasileira. O LANCE! publicará o estudo em cinco capítulos para facilitar a compreensão dos torcedores.

Nesta terceira parte, foram analisadas as expectativas esportivas dos dirigentes do futebol brasileiro para a temporada de 2023. O desempenho será melhor que o do último ano? Quais títulos eles esperam conquistar? Confira mais detalhes abaixo.


Expectativas em relação à temporada de 2022

Em comparação com a temporada anterior, os dirigentes esperam, em sua maioria, um cenário de estabilidade ou otimismo, sendo cada um com seu horizonte de alcance real. Foram 48% os dirigentes ouvidos pela pesquisa que responderam esperar um rendimento estável em relação a 2022. Por outro lado, 47% estão otimistas ou muito otimistas. Apenas 5% dos entrevistados se dizem pessimistas para a temporada 2023.

Otimismo por título no Campeonato Estadual

Apesar de serem considerados de pouca (29%) ou nenhuma (9%) importância pelos entrevistados, os Campeonatos Estaduais são aqueles que mais despertam otimismo por título entre os dirigentes. Quase todos (90%) entendem que os clubes que representam vão disputar tais títulos.

Este cenário é um retrato da disparidade das competições pelos país: em vários Estaduais, clubes da elite nacional acabam dividindo espaço com equipes de menor investimento. Isso faz com que os grandes, mesmo sem priorizar a competição, disputem o título naturalmente.

A queda de interesse pelos Campeonatos Estaduais, inclusive, é alvo de discussão nos últimos anos. Principal detentora de direitos do futebol brasileiro, a Globo não transmite mais os jogos do Cariocão e do Paulistão na TV Aberta, por exemplo. A emissora, no entanto, reconhece a importância dos torneios e justifica as mudanças por uma questão de hierarquia com outras competições.

- Os Estaduais tem aspectos relevantes para o futebol brasileiro, como a rivalidade regional e a oportunidade de título para muitos clubes. Essa constatação não impede reconhecer que há uma hierarquia de peso em favor de competições nacionais e internacionais. Há de se fazer opções diante do que se apresenta. É a vida. E note que Globo exibe esse ano os 3 principais torneios para qualquer torcedor brasileiro: Série A, Libertadores e Copa do Brasil. Fora isso, muitos outros eventos incluindo a maior e melhor cobertura de diversos estaduais, incluindo o Paulistão via Premiere - disse Fernando Manuel Pinto, diretor da Globo, ao LANCE!.

Copa do Brasil é tratada com cautela pelos dirigentes

A Copa do Brasil, por outro lado, não desperta tanto otimismo dos dirigentes brasileiros. Considerando a amostragem geral da pesquisa, apenas 24% consideram seus clubes favoritos ao título do torneio mata-mata. A ampla maioria (76%) acredita que participará da Copa do Brasil sem grande pretensões.

O formato da competição ajuda a explicar este cenário. Ao todo, 92 clubes participam da Copa do Brasil em sistema de mata-mata. Vale destacar que as equipes da Libertadores também disputam o torneio, o que aumenta ainda mais a competitividade a partir da terceira fase. Ainda asssim, o sistema eliminatório permite que equipes com um bom time - e não necessariamente com um bom elenco - possam sonhar com o título.

Acesso, título ou vagas internacionais: as expectativas para o Brasileirão 2023

Os resultados sobre as expectativas para o Brasileirão 2023 podem ser divididos em duas partes: (1) entre os clubes da Série A e (2) entre os clubes das Séries B e C. No primeiro grupo, a maioria dos dirigentes (64%) acredita que seus clubes brigarão por acesso a competições internacionais. Apenas 27% têm expectativa no título, enquanto 9% esperam brigar contra o rebaixamento.

Ao considerar apenas os dirigentes dos clubes das Séries B e C, o resultado é unânime: todos os entrevistados colocam a "briga para subir de divisão" como objetivo principal para o Brasileirão 2023. As opções "apenas participação" ou "não ser rebaixado" não foram votadas.

Compartilhetwitter logofacebook logowhatsapp logo
share logo

Relacionados