lance biz logo

Lance! Biz

twitter logo
twitter logo
twitter logo
twitter logo

Direitos de transmissão: Libertadores encerra ciclo marcado por conflito e terá novidades em 2023

Torneio voltará a ser transmitido pela Globo em 2023. Paramount e OneFootball também compraram pacotes de direitos e são novidades para o próximo ciclo

Taça Libertadores

Libertadores terá novidades a partir de 2023 (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Lance! - 26/10/2022 - 16:51

Lance! - 26/10/2022 - 16:51

A decisão entre Flamengo e Athletico-PR, neste sábado, marca o fim do atual ciclo de direitos de transmissão da Libertadores. O período entre 2019 e 2022 foi marcado por mudanças e conflitos internos - entre emissoras e Conmebol - e encerra com novidades à vista para a próxima temporada.

O atual ciclo de direitos televisivos da Libertadores teve início com uma divisão diferente daquela que termina neste ano. Em 2018, a primeira licitação promovida pela agência FC Diez Media encerrou com as vitórias da Rede Globo (pacote de TV aberta), SporTV e FOX Sports (pacotes de TV paga) e Facebook (pacote de streaming).

A pandemia da Covid-19, no entanto, motivou uma série de mudanças nesta divisão. A principal delas foi nos direitos de transmissão na TV aberta. Antiga dona da cota, a Globo alegou problemas financeiros e tentou negociar com a Conmebol a redução dos US$ 65 milhões (cerca de R$ 345 milhões, na cotação atual) previstos no acordo original.

+ Patrocinadora pressiona Conmebol contra concorrente na Libertadores; entenda

Sem sucesso na negociação, a emissora carioca rescindiu o contrato em agosto de 2020 e iniciou um conflito com a entidade que regula o futebol sul-americano. A Conmebol acionou a Globo na Justiça em busca de indenização e o canal não pôde exibir nenhum torneio sul-americano durante as últimas três temporadas.

Com o pacote de TV aberta sem dono, a Conmebol ofereceu a cota para emissoras concorrentes e fechou acordo com o SBT. O canal começou a transmitir a Libertadores ainda na edição de 2020 e foi a casa do torneio nas duas últimas temporadas e meia.

Libertadores e SBT

SBT substituiu a Globo na TV aberta (Foto: Reprodução)

Os jogos do SporTV também ficaram disponíveis após a rescisão e foram repassados à Conmebol TV, canal por assinatura em pay-per-view lançado pela entidade em outubro de 2020.

Uma outra mudança durante o último ciclo foi a compra do Fox Sports pelo Grupo Disney. Com isso, os direitos televisivos da Libertadores passaram a ser compartilhados com a ESPN e o Star+, outros ativos da Disney.

+ Negócios, análises e dados do esporte: conheça o LANCE!BIZ

Novidades para o próximo ciclo

Entre abril e maio deste ano, a agência FC Diez Media realizou a licitação dos direitos de transmissão da Libertadores para o ciclo entre 2023 e 2026. A grande novidade foi o retorno da Rede Globo ao cenário esportivo sul-americano.

Após o período em conflito, a emissora fez um acordo extrajudicial em outubro de 2021 e voltou a ser parceira comercial da Conmebol. Assim, pôde participar das negociações e, no fim das contas, venceu a concorrência do SBT para comprar o pacote de TV aberta.

Globo e Libertadores

Globo volta a transmitir a Libertadores em 2023 (Montagem LANCE!)

A disputa, no entanto, não foi fácil e a Globo precisou fazer uma série de concessões para garantir os direitos da Libertadores. A emissora, por exemplo, aceitou expor os patrocinadores da Conmebol durante a transmissão das partidas. Além disso, o canal se comprometeu a transmitir a final do torneio mesmo que não envolva clubes brasileiros.

As duas medidas são inéditas e mostram o tamanho do interesse da Globo em voltar a transmitir a principal competição do continente. Derrotado na disputa, o SBT ficará com a Copa Sul-Americana.

+ Saiba como serão as transmissões da Libertadores e da Sul-Americana a partir de 2023

A segunda novidade a partir de 2023 será a Paramount como dona de um dos pacotes da TV fechada e streaming. A empresa fará sua estreia no mundo dos esportes e transmitirá os jogos no serviço Paramount+. O Grupo Disney, dono da ESPN e do Star+, manteve o outro pacote de plataformas pagas.

O quarto - e último - pacote disponível na licitação também sofreu mudanças. No ciclo 2019-2022, o Facebook tinha o direito de transmitir as partidas ao vivo às quintas-feiras. A partir de 2023, o pacote será do aplicativo OneFootball e terá direito apenas a vídeos de melhores momentos com um pequeno atraso em relação ao tempo real.

A Conmebol TV, que foi solução para os problemas dos últimos anos, não transmitirá mais partidas.

Compartilhetwitter logofacebook logowhatsapp logo
share logo

Relacionados