Pelé, 80 anos em 80 dias: Rei foi campeão no último jogo profissional

Com vitória do Cosmos sobre o Sounders, de Seattle, por 2 a 1, em 28 de agosto de 1977, Pelé conquistou o título americano da NASL em seu último jogo como profissional 

Pelé Cosmos
Montagem sobre foto de Arquivo NASL/Divulgação

Escrito por

Para encerrar sua brilhante carreira no futebol com chave de ouro, o Rei Pelé  sagrou-se campeão no último jogo profissional que disputou na vida. Foi no dia 28 de agosto de 1977 e a partida aconteceu no Civic Stadium (atual Providence Park), um estádio de beisebol adaptado às pressas, com capacidade para 27.400 pessoas e um público presente de 35.548 torcedores.

O jogo foi entre o Cosmos de Nova York e o Sounders, de Seattle.  O duelo era válido pelo título da Liga Norte Americana de Futebol (NASL). O Cosmos venceu por 2 a 1, e Pelé encerrou a carreira com o título americano.  Os gols foram marcados pelo jovem inglês Steve Hunt, então com 21 anos, e pelo ítalo-americano Giorgio Chinaglia.  O Cosmos também tinha outros astros do futebol como Franz Beckenbauer e o capitão do tri, Carlos Alberto Torres. O alemão Beckenbauer inclusive foi escolhido como o melhor jogador do torneio, recebendo um carro Toyota Celica como prêmio. 

Uma semana antes da final, o Cosmos colocou 77.691 pessoas em seu estádio para ver o Rei, e a média de público do campeonato americano nos últimos três anos subiu para 33 mil torcedores, maior do que a do Campeonato Paulista, que tinha grande prestígio à época.

Trinta e quatro dias depois desse título, Pelé fez sua despedida do Cosmos - e do futebol - em amistoso realizado em Nova York entre o clube americano e o Santos. O Rei Pelé atuou meio tempo por cada equipe e acabou marcando um gol de falta a favor do Cosmos, que venceu o amistoso por 2 a 1.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter