Ferj anuncia premiação no Campeonato Carioca e confirma mudanças de regulamento
Reunião do Conselho Arbitral define novidades para competição em 2026

- Matéria
- Mais Notícias
O Campeonato Carioca voltará a ter premiação após seis anos. Em reunião do Conselho Arbitral na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), os clubes participantes da Série A1 em 2026 entraram em acordo pela novidade.
Relacionadas
A informação foi confirmada pelo vice-presidente de competições da Ferj, Marcelo Vianna, em entrevista após a reunião. O valor, contudo, ainda não foi anunciado e depende de acordos de direitos de transmissão. O Lance! apurou que a há conversas avançadas entre a federação e a Rede Globo para exibição do Cariocão.
— O valor total premiação está sendo conduzido diretamente pela presidência, mas, sim, o campeonato deste ano será baseado na meritocracia. Conforme um time for avançando de fase, ele será beneficiado com cotas extras. Cada uma terá seu valor, quartas de final, semi, vice e campeão. Este ano teremos uma cota fixa e esse valor bônus para quem for se classificando — declarou Marcelo.
Ainda segundo o VP de competições, a iniciativa partiu da própria Ferj e foi prontamente acolhida por todos os clubes. Desde 2020, o Cariocão não tem premiação por desempenho, apenas divisão de cotas por participação.
Este foi a segunda reunião do Conselho Arbitral do Campeonato Carioca 2026. Estiveram presentes representantes dos 12 clubes que disputarão a Série A1: Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Maricá, Nova Iguaçu, Portuguesa, Sampaio Corrêa, Vasco e Volta Redonda.
Outras novidades do Carioca 2026
O Campeonato Carioca terá mudanças no regulamento para 2026. Como definido na primeira reunião do Conselho Arbitral, em junho, as equipes serão divididas em dois grupos de seis, enfrentando os times da chave oposta. Os quatro primeiros de cada grupo avançam às quartas de final, disputadas em jogo único. Na semifinal, confronto de ida e volta, e a grande decisão será também em uma partida, realizada no Maracanã.
Nesta segunda-feira (24), os clubes entraram em consenso pelo fim das "vantagens" nas fases mata-mata. No ano passado, os quatro melhores da Taça Guanabara se classificavam direto às semifinais, com os times de melhor campanha tendo a vantagem do empate no agregado.
*Matéria em atualização
- Matéria
- Mais Notícias


















