menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Tironi no Lance!: debate sobre gramado sintético é mais uma batalha entre Flamengo x Palmeiras

Clubes vêm travando guerra dentro e fora dos campos

Funcionário do Allianz Parque cuidando do gramado do estádio (Foto: Allianz Parque/Divulgação)
imagem cameraFuncionário do Allianz Parque cuidando do gramado do estádio (Foto: Allianz Parque/Divulgação)
Autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, esse texto não reflete necessariamente a opinião do Lance!
Dia 17/03/2026
14:11

  • Matéria
  • Mais Notícias
Conteúdo Especial
Carregando conteúdo especial...

Contrariando qualquer previsão, o líder do Campeonato Brasileiro é o São Paulo, com um aproveitamento de pontos muito fora da curva até para os times mais poderosos do mundo: 88,88%.

continua após a publicidade

E só os mais otimistas acreditam que esse aproveitamento seguirá assim ou mesmo que o Tricolor não seja muito ameaçado por pelo menos dois times, os óbvios de sempre: Flamengo e Palmeiras, que já estão à espreita.

Assim, a disputa do Brasileiro, agora com o intruso São Paulo, será entre os dois clubes dominantes do Brasil. Mas, além da pontuação na tabela do Brasileiro, há um outro embate acontecendo entre Palmeiras e Flamengo, e ele diz respeito ao campo de jogo.

continua após a publicidade

➡️ Tironi no Lance! Confira todas as colunas

Reclamação direta do Flamengo contra o Palmeiras

O Flamengo, desde o ano passado, abriu uma campanha aberta contra o gramado sintético. O discurso é o de que ele não pode existir na divisão maior do futebol brasileiro, mas o alvo está claro desde sempre: o gramado do Allianz Parque e, portanto, a campanha é contra o Palmeiras.

Neste fim de semana, por exemplo, o Fla jogou no Nilton Santos, que tem gramado sintético, venceu por 3 a 0, e Léo Pereira elogiou o piso ao final da partida. Nenhum dirigente rubro-negro falou sobre o assunto.

continua após a publicidade

Quem, do outro lado, está falando do tema são funcionários do Palmeiras. Leila Pereira desde sempre defende o piso do Allianz, com a carta de que ele é chancelado pela Fifa. Agora, cada vez mais figuras próximas do campo têm se manifestado. No meio da semana passada foi João Martins, auxiliar de Abel Ferreira, que comandou o time na derrota contra o Vasco. Ao final da partida, disse que o gramado (natural) de São Januário parecia uma plantação de batatas. E comparou, dizendo que reclamam do gramado sintético quando este natural é muito pior.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Pulgar e Vitor Roque na final da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo (Foto: Luis ACOSTA / AFP)
Pulgar e Vitor Roque na final da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo (Foto: Luis ACOSTA / AFP)

Guerra nas mídias segmentadas

A guerra, há tempos, chegou também às mídias segmentadas de um e outro clube, com cada um defendendo o seu lado, obviamente.

O Flamengo diz que quer um futebol melhor, mas todo mundo sabe que o alvo verdadeiro é o Palmeiras. Qualquer forma de diminuir os ganhos do clube alviverde é boa para ele, Flamengo. O Palmeiras arrecadou 40 milhões com shows em 2025.

Do outro lado, o Palmeiras quer manter essa importante fonte de receita. Dirigentes, sempre quando podem, criticam o gramado do Maracanã, por exemplo.

Palmeiras e Flamengo disputam o controle do futebol brasileiro há anos. A batalha dos gramados é apenas uma parte dessa guerra.

Tironi no Lance!: veja mais colunas

Eduardo Tironi escreve sua coluna no Lance! às terças e sextas-feiras abordando o futebol paulista. Confira abaixo mais publicações do colunista:

➡️São Paulo sai da meta dos 45 pontos e vive euforia da liderança
➡️Rui Costa e Rafinha são os responsáveis pelo restante da temporada do São Paulo
➡️Palmeiras pode ser campeão paulista, mas mira o Flamengo
➡️Palmeiras pavimenta ano melhor do que 2025

  • Matéria
  • Mais Notícias