CBF anuncia calendário de 2019 com limite de horário para jogos noturnos

Entidade estipula 21h30 como máximo para início de jogos; outra novidade será o intervalo menor entre os jogos da Copa do Brasil. Competições terão parada durante Copa América

CBF divulga calendário do futebol brasileiro para 2019
Com mudanças no calendário, não haverá conflito com a definição dos campeões brasileiros e das copas Libertadores e Sul-Americana (Foto: Lucas Mercon / Fluminense FC)

Escrito por

A CBF atendeu pedidos de jogadores e clubes e estabeleceu mudanças para o calendário do futebol brasileiro em 2019. Na nova agenda, divulgada nesta quarta-feira, a entidade definiu alterações nas datas do Campeonato Brasileiro Séries A e B, adiantamento das finais da Copa do Brasil e cravou o horário de 21h30 como limite para início dos jogos noturnos para todas as competições.

O calendário do próximo ano começa no dia 2 de janeiro, com a abertura da pré-temporada, que terá 18 dias, quatro dias a mais que em 2018. Em seguida, será dada a largada dos campeonatos estaduais, que continuam com 18 datas para a realização das partidas entre 20 de janeiro e 21 de abril, respeitando a qualificação técnica obtida neste ano e os contratos vigentes.

As disputas da primeira divisão começam no dia 28 de abril e vão até 8 de dezembro. Já na Série B, os confrontos serão realizados entre 27 de abril e 30 de novembro. Para não coincidir com as rodadas finais da Série A e dos torneios continentais, a Copa do Brasil terá período de intervalo reduzido entre as partidas de ida e volta das quartas de final, semifinais e finais. Desta forma, a competição terá início no dia 6 de fevereiro, com finais nos dias 4 e 11 de setembro, e não vai haver conflito com a definição dos campeões brasileiros e das copas Libertadores e Sul-Americana, que serão conhecidos em novembro e dezembro.

Apesar de uma melhoria na organização do calendário do futebol nacional, as datas serão novamente impactadas por um torneio internacional. Assim como aconteceu em 2018 com o Mundial da Rússia, as principais competições brasileiras terão uma pausa no período de disputa da Copa América, que será realizada no país entre 14 de junho e 7 de julho.

Na elaboração do calendário nacional, a CBF procura relacionar as datas disponíveis estabelecidas a partir de contratos existentes, da agenda do futebol mundial e da legislação vigente.

- Um dos grandes desafios da CBF é aprimorar o calendário, distribuir melhor as competições durante o ano e oferecer aos torcedores dias e horários de jogos cada vez melhores. Fizemos um movimento nesta direção e vamos avançar mais em 2020 – avalia o Diretor Executivo de Gestão e presidente eleito da CBF para o próximo quadriênio, Rogério Caboclo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter