menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Ba-Vi tem contornos dramáticos para o Bahia e pode confirmar retomada do Vitória

Rivais chegam em contextos diferentes para terceiro clássico de 2025

Janderson e Arias em Ba-Vi da final do Baianão 2025 Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
imagem cameraJanderson e Arias em Ba-Vi da final do Baianão 2025 (Foto: Victor Ferreira / EC Vitória)
Dia 16/05/2025
09:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

A volatilidade é uma das características que melhor representam o futebol brasileiro atualmente, e é justamente esse o principal elemento que ronda o clássico entre Bahia e Vitória, marcado para as 16h deste domingo (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, pela 9ª rodada do Brasileirão. Em duas semana, o Tricolor saiu da lua de mel com a torcida para um jogo dramático contra o maior rival, que, por sua vez, estava sem luz no fim do túnel e chega para a partida em um momento de retomada.

continua após a publicidade

Clique aqui para seguir o canal do Esquadrão no WhatsApp e ficar por dentro de tudo!
Clique aqui e siga o canal do Leão no WhatsApp para ficar por dentro das últimas notícias

O clássico, inclusive, pode aproximar as duas equipes na tabela de classificação, a depender do resutado. Enquanto o Bahia está na 8ª posição, com 12 pontos, o Vitória é o 14º, com nove. Se vencer, o Rubro-Negro passa o Tricolor na tabela de classificação pelo critério do saldo de gols ou gols marcados.

continua após a publicidade

Bahia em momento crítico

Everton Ribeiro se lamenta em jogo do Bahia Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Everton Ribeiro se lamenta em jogo do Bahia (Foto: Letícia Martins / EC Bahia)

Não há nenhuma crise instalada no Bahia neste momento, afinal perder para Nacional, Flamengo e Atlético Nacional não é nada de outro mundo. O problema é que o time de Rogério Ceni criou altas expectativas, principalmente na Libertadores, e perdeu os dois últimos jogos por erros pontuais que podem custar a classificação do time para as oitavas de final, que estava praticamente certa. O Tricolor precisa vencer o Internacional na última rodada, fora de casa, para garantir a vaga.

A única exceção foi o jogo contra o Flamengo, em que o Bahia entrou com um time misto por conta dos jogos da Libertadores e fez uma partida disputada com os cariocas no Maracanã, apesar da derrota por 1 a 0.

continua após a publicidade

Se há duas semanas o Bahia vencia o Botafogo, atual campeão da Libertadores e do Brasileirão, e chegava à quinta vitória consecutiva, a melhor sequência da temporada, o Tricolor pode sofrer a quarta derrota seguida se perder o clássico, que seria disparada a pior sequência de 2025, e se complicar também no torneio nacional.

+ Veja o que o Bahia precisa para se classificar na Libertadores

Vitória em crescente

Jogadores comemoram vitória sobre o Cerro Largo  Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Jogadores comemoram vitória sobre o Cerro Largo (Foto: Victor Ferreira / EC Vitória)

Para o Rubro-Negro o cenário é totalmente oposto. Há menos de duas semanas o time treinado por Thiago Carpini empatava com o Defensa y Justicia no Barradão e chegava ao quinto jogo seguido sem vencer na temporada, resultados que deixaram a equipe em apuros no Campeonato Brasileiro e na Sul-Americana.

Mas, de uma semana para cá, tudo mudou. Se antes eram seis jogos sem vencer, agora são três sem perder com direito a duas vitórias seguidas, contra Vasco e Cerro Largo (URU). Os resultados tiraram o time da zona de rebaixamento do Brasileirão e o fizeram entrar na zona de classificação na competição continental. Carpini, inclusive, sempre deixou claro que a prioridade era o Brasileiro, mas já deu indícios de que vai atacar nas duas frentes.

Se sair vencedor do clássico Ba-Vi contra o Bahia, o Vitória passa o rival e deve chegar à primeira página da tabela, para afastar de vez o risco de entrar no Z-4.

- Chegamos em um bom momento, mas a gente sabe que o clássico são particularidades muito diferentes. É um jogo atípico e diferente de qualquer outra competição. Vale o bom momento, mas é um jogo com tudo muito igual, muito disputado. A gente espera competir bem - destacou Thiago Carpini após vitória contra o Cerro Largo.

+ Conheça torcedora que já fugiu da família e tem uma vida dedicada ao Vitória

Próximos compromissos da dupla

Enquanto o Vitória tem semana cheia para trabalhar depois do Ba-Vi, já de olho na partida contra o Santos, às 18h do próximo domingo (horário de Brasília), dia 25, no Barradão, o Bahia tem decisão pela Copa do Brasil na quarta-feira, quando enfrenta o Paysandu às 21h30 na Arena Fonte Nova, pelo jogo de volta da terceira fase. O Tricolor venceu por 1 a 0 na ida e tem a vantagem do empate para se classificar.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias