Sul-americanos na Nations League: saiba quando a mudança pode acontecer

Seleções da Conmebol têm vontade de jogar torneio da Uefa, mas manutenção do formato das Eliminatórias Sul-Americanas para Copa de 2026 impede isso antes do próximo Mundial

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, e Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol
Ednaldo Rodrigues e Alejandro Domínguez, de CBF e Conmebol, estiveram juntos na quarta (Foto: André Borges / CBF)

Escrito por

Sonho antigo das seleções sul-americanas, a participação na Nations League da Uefa não será possível antes de 2026. Com a manutenção do formato das Eliminatórias para a Copa do Mundo de daqui a quatro anos, que será na América do Norte, o calendário de jogos fica inviável para uma mudança.


- Perdemos uma oportunidade de fazer isso agora (mudança no formato das Eliminatórias). Vamos ter que esperar para depois da Copa dos Estados Unidos, México e Canadá - declarou Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, em evento na CBF nesta quarta-feira.

+ Veja a tabela, os grupos e os jogos da Nations League

As Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 terão o mesmo formato dos últimos anos. As dez seleções filiadas à Conmebol se enfrentarão em turno e returno, ocupando 18 datas do calendário internacional.

+ Camisa da França cai na web: confira uniformes vazados ou lançados para a Copa do Mundo

Além da vontade de jogar com mais frequência contra os europeus, Conmebol e Uefa terão também que definir como os sul-americanos serão ranqueados para disputarem a Nations League. Atualmente, a competição europeia conta com quatro divisões.

- Precisamos decidir se fazemos uma versão nossa (da Nations League) para definir quais são os classificados ou se usamos a Copa América de 2024 para isso. Precisamos discutir - frisou o presidente da Conmebol.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter