Robert Lewandowski - The Best

Lewandowski agora tem dois prêmios de melhor do mundo da Fifa  (Foto: Reprodução / SporTV)

LANCE!
17/01/2022
17:25
Zurique (SUI)

A Fifa entregou nesta segunda-feira os prêmios do The Best, que condecorou os melhores do mundo da última temporada. Em cerimônia realizada sem público na sede da entidade, em Zurique, na Suíça, por conta de restrições da Covid-19, o polonês Robert Lewandowski foi eleito o melhor jogador.


É a segunda vez consecutiva que o artilheiro do Bayern de Munique leva o prêmio de melhor do mundo. No ano passado, o polonês desbancou Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Desta vez, o egípcio Mohamed Salah estava no lugar do português na briga.

+ Veja a tabela e os jogos da Champions League

No futebol feminino, Alexia Putellas, do Barcelona, conquistou o prêmio de melhor jogador do mundo. A espanhola de 27 anos repetiu o feito da Bola de Ouro, prêmio entregue pela revista "France Football", e desbancou Sam Kerr e Jennifer Hermoso.

Alexia Putellas - The Best
Putellas foi eleita a melhor do mundo pela primeira vez na carreira (Foto: Reprodução / SporTV)

VEJA OUTRAS PREMIAÇÕES

Melhores técnicos: Thomas Tuchel e Emma Hayes, dos times masculino e feminino do Chelsea, respectivamente, foram eleito os melhores treinadores do mundo. O alemão conquistou a Champions League, enquanto a inglesa faturou o Campeonato Inglês.

Thomas Tuchel - The Best
Thomas Tuchel rapidamente mudou o Chelsea (Foto: Reprodução / SporTV)
Emma Hayes - The Best
Emma Hayes bateu na trave na Champions feminina (Foto: Reprodução / SporTV)

Melhores goleiros: Christiane Endler, do Lyon, e Édouard Mendy, do Chelsea, ficaram com os prêmios de melhores goleiros do futebol feminino e masculino na temporada. A chilena venceu o Campeonato Francês com o PSG antes de chegar aos Gones e o senegalês foi destaque dos Blues na Champions League.

Christiane Endler - The Best
Edler defendia o PSG antes de chegar ao Lyon (Foto: Reprodução / SporTV)
Édouard Mendy - The Best
Mendy está com a seleção de Senegal e não participou da cerimônia (Foto: Reprodução / SporTV)

+ Coutinho, campeões do Real Madrid, Antony, Evanílson… Os destaques brasileiros no fim de semana do futebol europeu

Prêmio Puskás:
 Erik Lamela, atualmente no Sevilla, venceu a disputa de gol mais bonito da última temporada. Na ocasião, quando ainda vestia a camisa do Tottenham, o argentino marcou um belo de gol de letra em derrota dos Spurs no clássico com o Arsenal por 2 a 1.

Erik Lamela - The Best
Golaço de Lamela mostrou muito recurso (Foto: Reprodução / SporTV)

Caso Eriksen: A Dinamarca também foi premiada em duas ocasiões da premiação. Primeiro, no "Fair Play", os médicos da seleção dinamarquesa foram homenageados pelo socorro prestado ao ex-jogador da Inter de Milão, que sofreu uma parada cardíaca na estreia da Eurocopa. Na sequência, no "Fifa Fans Awards", torcedores de Dinamarca e Finlândia foram homenageados pelo apoio durante o momento com Christian Eriksen.

Dinamarca - The Best
Médico da Dinamarca foi premiado (Foto: Reprodução / SporTV)
Dinamarca e Finlandia - The Best
Torcedores dinamarqueses e finlandeses receberam prêmio da Fifa (Foto: Reprodução / SporTV)

Seleções do ano: Alvo de polêmica, a Fifa divulgou também o time ideal da temporada no futebol feminino e masculino. No feminino, sem a presença de nenhuma jogadora do Barcelona, que venceu tudo na última temporada, incluindo a melhor do mundo, Alexia Putellas, a brasileira Marta apareceu entre as listadas. No masculino, um time com quatro atacantes foi eleito.

World 11 Fem - The Best
Marta foi um dos destaques do onze ideal (Foto: Reprodução / SporTV)
World 11 Masc - The Best
Ataque do time masculino teve Messi, Lewandowski, Haaland e Cristiano Ronaldo (Foto: Reprodução / SporTV)

Homenagens individuais: Além das premiações já conhecidas, a Fifa preparou duas surpresas, para homenagear Christine Sinclair e Cristiano Ronaldo. A canadense, de 38 anos, é a maior artilheira de seleções da história do futebol entre homens e mulheres, com 188 gols marcados. Já o português, que quebrou o recorde do iraniano Ali Daei, tornou-se o maior artilheiro de seleções do futebol masculino.

Christine Sinclair - The Best
Sinclair é um dos maiores nomes da história do futebol feminino (Foto: Reprodução / SporTV)
Cristiano Ronaldo - The Best
Cristiano Ronaldo quebrou recorde de gols na Eurocopa (Foto: Reprodução / SporTV)