Irã vai permitir que mulheres assistam jogos masculinos nos estádios, mas com ressalvas
As torcedoras só poderão comparecer em jogos da seleção, não de clubes. Medida vem após a morte de Sahar Khodayari, que, em protesto a proibição, ateou fogo no corpo

As mulheres iranianas vão poder frequentar jogos de futebol em seu país, mas apenas em jogos da seleção, segundo anúncio feito, nesta sexta-feira, pelo Ministério do Esporte de Teerã. A medida ocorre após a morte de Sahar Khodayari, que foi processada por tentar entrar em um jogo disfarçada de homem. A torcedora do Esteghlal ateou fogo em seu próprio corpo como forma de protesto.
- Todas as preparações necessárias foram feitas de maneira que as mulheres, inicialmente permitidas somente em partidas internacionais possam entrar nos estádios de futebol - anunciou o ministro Masoud Soltanifar.
OUTRAS MEDIDAS
A primeira partida masculina com presença feminina nas arquibancadas vai ser no dia 10 de outubro, no Estádio Azadi, na capital. O Irã vai enfrentar o Camboja. Foram criadas entradas separadas e adaptações dentro dos banheiros. A segurança também vai ser reforçada.
A PROIBIÇÃO
Atualmente, as mulheres só podem assistir partidas de equipes femininas. A Fifa já fez vários apelos para que o governo iraniano mudasse sua posição. Desde a revolução islâmica, em 1979, as mulheres foram proibidas de frequentas estádios em jogos masculinos. A proibição se dá para proteger as mulheres "das grosserias dos homens".
Em 2018, o procurador-geral do Irã, Mohamed Jafar Montazeri declarou que não concordava que as mulheres fossem aos estádios e "encontrassem homens quase pelados com roupas de esporte", e que isso levaria "ao pecado".

Onde Assistir
Monaco x Lens: onde assistir, horário e escalações
Há 3 horas
Fora de Campo
Ingleses enlouquecem com gol de Rayan na Liga Europa: 'Ele terá'
Há 4 horas
Futebol Internacional
Rayan marca e Bournemouth vence em estreia na Liga Europa
Há 6 horas
Futebol Internacional
Veja gols: Ex-Palmeiras, Allan marca e dá assistência em estreia pelo Manchester City
Há 7 horas
Futebol Internacional
Entenda por que Klopp convocou 44 jogadores para a Alemanha
Há 8 horas
Futebol Internacional
De quase colapso à elite: como o Deportivo A Coruña reconstruiu o clube
Há 10 horasMais LANCE!

Tchouaméni e Valverde dão fim a tensão no Real Madrid

Efeito carma? As provocações de Neymar que deram errado

Conheça Noah Atubolu, goleiro que virou carrasco dos pênaltis na Alemanha

Deyverson se pronuncia após gesto em LDU x Palmeiras

Imprensa europeia se rende ao Palmeiras após drama na Libertadores: 'Prevaleceu'

Vini Jr. admite má fase no Real Madrid antes do clássico: 'Não posso errar tanto'

Barcelona decide futuro de Raphinha após início de temporada

Mbappé explica boicote a camisa de apoio a Ceuta antes de jogo do Real Madrid

Jornais europeus detonam Memphis após pênalti perdido

Levski Sofia x Salzburg: horário e onde assistir

Benja ironiza Memphis por eliminação do Corinthians

Europeus reagem a pênalti perdido por Memphis na Libertadores: 'Fatal'

Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – quinta-feira (17/09/2026)



