Incêndio na Ilha da Madeira altera rotina do futebol português, mas une clubes, jogadores e torcedores
Nacional é obrigado a treinar em outra cidade, Arouca suspende atividade e jogo é adiado para setembro. País reage com ações solidárias

Na última terça, um incêndio devastou o arquipélago da Ilha da Madeira. As cinzas se arrastaram por Portugal e afetaram outras regiões do país, às vésperas do início do campeonato nacional, nesta sexta-feira, às 16h30 (horário de Brasília), com a partida entre Rio Ave e Porto, na Vila do Conde. A combustão prejudicou o planejamento de alguns clubes e fez a federação adiar o jogo entre Nacional e Chaves, marcado para o próximo domingo. No Norte, o Arouca, que enfrenta o Boavista no mesmo dia, foi impedido de treinar nesta quinta-feira e teve que antecipar a viagem a Vila Nova de Gaia.
De acordo com informações da imprensa portuguesa, três pessoas foram mortas e mais de mil ficaram desalojadas em Funchal, capital da Ilha da Madeira.
– O ar está irrespirável. Não há condições de jogarmos neste fim de semana – decretou Rui Alves, presidente do Nacional, que foi obrigado a seguir a rotina de treinamentos em outra cidade.
Nacional – Chaves joga-se a 4 de setembro https://t.co/E8li0Hh1Ts pic.twitter.com/b2PKruqLcK
— C.D. Nacional (@CDNacional) 11 de agosto de 2016
Em contato com o LANCE!, o meia Nenê Bonilha, ex-Nacional, lamentou o ocorrido, pediu a participação da população e reportou alguns efeitos da tragédia para Funchal.
- É muito triste. Tenho amigos na cidade. Uma pena. É um lugar maravilhoso que não merecia passar por isso. Infelizmente, o incêndio ocorreu na parte alta da cidade, o que impede a ação dos bombeiros - disse o jogador do Vitória de Setúbal.

Do mesmo modo que causou o tumulto, o episódio também serviu para unir clubes, fãs e jogadores. A torcida do Paços de Ferreira recolheu mais de dois mil litros de água, além de leite, bolachas e barras energéticas. Em Lisboa, no Alvalade, o Sporting recebe o Marítimo com uma campanha para recolher alimentos. O Arouca também quer ajudar. O clube anunciou que parte da renda do confronto contra o Olympiacos, na próxima semana, pela Liga Europa, será destinada aos bombeiros.
– São verdadeiros heróis da pátria. É o mínimo que podemos fazer – afirmou o presidente do Arouca, Carlos Pinho, ao LANCE!.
Natural de Funchal, o atacante Cristiano Ronaldo ficou comovido e se colocou à disposição para contribuir financeiramente com a região. O incêndio ocorreu nos arredores da cidade, mas as chamas se propagaram até o centro histórico.

Fora de Campo
ESPN e SportyNet fazem acordo para transmissão da Serie A Italiana no Brasil
Há 6 minutos
Futebol Internacional
Terremoto na Colômbia pode impactar rodada da Libertadores e Sul-Americana
Há 24 minutos
Futebol Internacional
Ansu Fati revela ligação com o Brasil e bastidores da CazéTV: 'Me trataram bem'
Há 1 hora
Lance! Negócios
Supercopa da Uefa 2026 distribui premiação milionária; veja valores pagos
Há 1 hora
Futebol Internacional
Manchester City alcança acordo por substituto de Rodri
Há 1 hora
Futebol Internacional
Inter Miami mira Neymar para reeditar trio do Barcelona
Há 2 horasMais LANCE!

Barcelona recusa oferta do PSG por herói da Copa do Mundo

Kiryat Shmona, de Talles Costa, avança na Toto Cup

Uefa, Concacaf e AFC se unem contra Infantino e elevam a tensão na Fifa

AO VIVO: Acompanhe a segunda-feira (10) do mercado da bola internacional

Mercado da bola europeu: Bruno Guimarães no Arsenal e as principais negociações do fim de semana

Com Endrick de 9, Real Madrid divulga numeração do elenco para a nova temporada

'Significa fraqueza': José Mourinho manda indireta para Guardiola

Olheiro Lance!: cinco 'planos B' para reforçar o ataque do Flamengo

Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – segunda-feira (10/08/2026)

Após Copa do Mundo, Al Ahli anuncia renovação de Roger Ibañez até 2030

Boca Juniors anuncia a contratação de Enner Valencia, ex-Inter

PSG anuncia contratação de Digne, da seleção francesa

Filipe Luís vira contra Liverpool, e torcida do Flamengo reage



