Erling Haaland com a camisa do Manchester City na infância

Relação de Haaland com o Manchester City vem do pai (Foto: Reprodução)

Luan Fontes*
10/05/2022
17:43
Rio de Janeiro (RJ)

O Manchester City confirmou nesta terça-feira a contratação do atacante norueguês Erling Haaland para a próxima temporada. Esta é a primeira passagem do goleador pelo futebol inglês, mas sua relação com o Manchester City e a Inglaterra começou ainda na infância. O LANCE! mostra, na sequência, toda a história do novo reforço dos Citizens com a Terra da Rainha.

RIVALIDADE FAMILIAR COM O UNITED
Para entender um pouco melhor a relação do norueguês com a Inglaterra, é preciso se lembrar do seu pai. Alfie Haaland também foi jogador e atuou no futebol inglês, inclusive no Manchester City. Ele era um volante que também atuava de lateral-direito conhecido por  marcar duro e não tolerar provocações. 

Na época em que o filho nasceu, Alf jogava no Leeds United e era um dos destaques do time, que tinha como seu principal rival na época o Manchester United, que contava com Roy Keane, um dos principais "bad boys" do futebol. Em 1997, as duas equipes se enfrentaram pela Premier League, e em um lance, Haaland derrubou o irlandês e após a queda, gritou na cara do jogador, acreditando que ele estava simulando. Porém, Keane tinha rompido o ligamento do joelho na corrida, o que foi uma das lesões mais sérias de sua carreira.

Keane não se esqueceu e se vingou quatro anos depois. Haaland jogava já no Manchester City e no primeiro clássico, o irlandês deu uma forte entrada no norueguês: ele cravou a chuteira contra o joelho direito do jogador rival. Depois deste lance, o rendimento de Alfie não foi mais o mesmo e, muito por conta disso, o volante teve que encerrar sua carreira poucos anos depois.

RELAÇÃO QUE VEM DE BERÇO

Haaland com o pai
Haaland com o pai e o irmão assistindo um jogo do City em Wembley, em 2014 (Foto: Gabrielle Haaland/Instagram)

Apesar de ser norueguês, Erling Haaland nasceu na Inglaterra. Como o pai jogava no Leeds United, o atacante nasceu na cidade de Leeds. Na terra da rainha, o atacante passou os três primeiros anos de sua vida antes de se mudar para a Noruega com os pais. 

Há várias fotos de Haaland com camisa do Manchester City quando pequeno, junto com os irmãos. É importante lembrar que o jogador nasceu pouco antes de seu pai ir para o City. Seu irmão mais velho também já chegou a entrar em campo junto com jogadores do time.

Aliás, Haaland quase foi contratado pelo clube de sua cidade natal, na época em que o norueguês tinha 17 anos. Porém, a transferência não se concretizou porque o seu clube Molde pediu 4 milhões de libras, quantia que o Leeds não tinha condições de pagar.

Pessoas próximas também já disseram que Haaland era torcedor dos Whites. Seu pai disse à rádio inglesa "TalkSport" que o atacante também torcia pelo Manchester City e o Nottingham Forest.

O atacante também chegou a dizer à emissora norueguesa "AftenSpoten", em 2017, que seu sonho era vencer a Premier League pelo Leeds United.
                                         
HALAND PAI NO CITY 
Alf Haaland defendeu as cores do Manchester City em uma época que o clube não era rico como hoje e não contava com muitos jogadores badalados, exceto George Weah, que deixou o clube no meio da temporada 2000/01.

Haaland teve três temporadas no clube, onde fez 38 jogos e marcou 3 gols, muito por conta das constantes lesões que teve durante sua passagem, que foi uma de suas últimas antes de encerrar a carreira.   

Portanto, já dá para dizer que Erling Haaland está habituado com o futebol da terra da rainha. Talvez ele possa contar com os conselhos do pai que já jogou em seu novo clube e pelas fotos que circulam do norueguês com camisa do City quando adolescente, o que faz com que o torcedor dos Sky Blues não se preocupe com a identificação.

*Estagiário sob supervisão de Hugo Mirandela