Conmebol anuncia novo regulamento, e Athletico Paranaense será cabeça de chave na Libertadores

Campeão da Sul-Americana, Furacão é beneficiado por mudança nas regras, que permitem ao campeão da Sul-Americana ficar no pote 1 a depender de posição no ranking 

Athletico-PR Campeão
Athletico Paranaense foi campeão da Sul-Americana (Foto: EITAN ABRAMOVICH / AFP)

Escrito por

A Conmebol anunciou uma mudança importante no regulamento da Copa Libertadores. O clube campeão da Sul-Americana, sempre colocado no pote 2, poderá ser cabeça de chave de um grupo caso a sua posição no ranking da entidade permita. Com isso, o Athletico Paranaense será posicionado no pote 1 no sorteio da edição de 2022. 

O Athletico Paranaense beneficiou-se da mudança do regulamento da Libertadores por parte da Conmebol. A equipe, que venceu a Copa Sul-Americana ao bater o RB Bragantino, poderá ser cabeça de chave em seu grupo. Com isso, o Cerro Porteño (PAR) cairá para o pote 2. 

O Furacão ocupa atualmente a 12ª colocação no ranking da Conmebol e, assim, será cabeça de chave na Libertadores. O regulamento, em outras questões, permanece intacto, e clubes do mesmo país só poderão se enfrentar caso classifiquem-se da fase preliminar.

Além do Athletico-PR, serão cabeças de chave o Palmeiras (atual campeão), Atlético-MG, Flamengo, Boca Juniors, River Plate e os uruguaios Nacional e Peñarol. O Corinthians ficará no pote 2, 0 Red Bull Bragantino, no pote 3 e o Fortaleza, no pote 4.

Nesta segunda-feira, a Conmebol realizará o sorteio das fases preliminares. América Mineiro e Fluminense conhecerão os seus primeiros adversários na competição. O sorteio da fase de grupos acontecerá apenas no dia 23 de março do ano que vem, em Luque, no Paraguai. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter