Brasileiros representam quase 30% dos estrangeiros na elite chinesa
Brasil conta 19 jogadores entre os 66 forasteiros da Superliga da China. A Coreia do Sul, com apenas sete, é a segunda colocada

Desde o fim da temporada passada, os chineses estão investindo pesadamente em jogadores brasileiros. Com os nossos atletas em alta no país - os principais times contam com vários brazucas e o melhor jogador da temporada passada foi Ricardo Goulart, atacante do campeão Guangzhou Evergrande - e o câmbio favorecendo demais os chineses (a moeda local tem paridade com o dólar e o real está enfraquecido (US$ 1 para R$ 4,07 ao câmbio desta segunda-feira), é muito mais barato para os clubes chineses contratarem bons brasileiros do que atletas medianos do mercado europeu.
E o resultado é que, neste momento, dos 66 estrangeiros que atuam nos 16 times da elite chinesa (a Superliga), 19 são brazucas. O segundo país com maior representação, a Coreia do Sul, conta 7. Isso significa menos de 37% do número tupiniquim.
O número provavelmente aumentará, pois ainda há espaço para mais contratações. O limite é de cinco estrangeiros por equipe. Como há 16 concorrentes, o teto é de 80 gringos.
Veja abaixo a lista dos países com "estrangeiros" na elite da China:

A lista tem Colômbia, Congo, Croácia, Dinamarca, Gâmbia, Gana, Grécia, Filipinas, Hungria, Japão, Mali, Níger, Noruega, Portugal, Romênia, Venezuela, Zâmbia, um jogador inglês com nacionalidade de Hong Kong (Jack Sealy) e o craque boliviano Marcelo Moreno.

Além de Taiwan (país não reconhecido pela China), outros sete contam com dois jogadores na Superliga chinesa: Austrália, Costa do Marfim, Islândia, Nigéria, Sérvia, Senegal, Suécia e Uzbequistão, além do Taipé. O australiano Tim Cahill (ao lado de Kewell o maior astro da história do futebol deste país) é um dos nomes mais conhecidos.

Barcos e Montillo são nomes famosso, mas, do quinteto argentino que atua na China, o cara é Dario Conca. Quando atuou no Guanghzou, ganhou tudo. Voltou para defender o Shangai ganhando salário astronômico e justificou: seu time terminou como vioce-campeão.

Embora a Coreia do Sul tenha sete jogadores atuando no futebol chinês, apenas o zagueiro Kim Young-gwon atua num dos gigantes, o Guangzhou. O jogador também é titular da sua seleção
Ricardo Goulart é um dos 19 brazucas. Ele é o grande astro do futebol chinês no momento, melhor jogador da Superliga, campeão chinês e da Liga dos campeões da Ásia com a camisa do Guangzhou Evergrande.
Com a sua janela de contratações aberta (vai até o fim de fevereiro), é grande a possibilidade de mais atletas serem contratados.

Futebol Internacional
Brasileiro é principal candidato para assumir a capitania de gigante europeu
Há 6 minutos
Futebol Internacional
Messi acerta compra de clube da segunda divisão da Espanha
Há 25 minutos
Futebol Internacional
Afastado desde fevereiro, Edu Gaspar deixa o Nottingham Forest
Há 39 minutos
Futebol Internacional
Que horas é o jogo do Barcelona hoje? Veja horário e onde assistir
Há 1 hora
Futebol Internacional
Bola de Ouro 2026: LaLiga tem sete jogadores entre os indicados
Há 1 hora
Futebol Internacional
Gabriel Jesus desabafa e conta detalhes de sua ida ao Barcelona: 'De repente'
Há 1 horaMais LANCE!

Atlético de Madrid x Liverpool: relembre o último duelo pela Champions

Papel de Estêvão no Chelsea vira debate na Inglaterra após início de temporada

Jornal europeu se encanta por Ganso e Hulk, do Fluminense: 'Conexão letal'

Espanhóis repercutem atuação de Vini Jr na Champions: 'Trabalhador'

Ex-Corinthians surgem como opções para o novo ciclo da Seleção

Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – quarta-feira (09/09/2026)

Quem do Corinthians pode aparecer na convocação de Ancelotti?

Marino lamenta chances perdidas em empate do Vasco na Sula: 'Faltou capricho'

Gabriel Sara volta à Champions pelo Galatasaray de olho em nova convocação para a Seleção

Dirigente do River Plate explica contratação de Almada e cita diferença para Flamengo

Mbappé iguala recorde, e Real Madrid vence na estreia da Champions

Haaland brilha e garante vitória em estreia do City na Champions

Rayan marca, Bournemouth vence e avança na Copa da Liga Inglesa



