Brasileiro comenta atos racistas em jogo na Ucrânia: 'Não vou me abater'
Jogador do Zorya disse que torcida adversária fez gestos e xingamentos racistas. Logo em seguida, o atacante marcou um gol e comemorou imitando um macaco, em forma protesto<br>

Mais uma polêmica envolvendo racismo no futebol. O brasileiro Iury, do Zorya, disse que os torcedores do Vorskla Poltava tiveram atitudes ofensivas na partida entre as equipes, na última terça-feira, pelo Campeonato Ucraniano. O jogador marcou um golaço de bicicleta, na vitória do seu time por 3 a 0, logo em seguida e na comemoração, imitou um macaco, em protesto da torcida adversária.
Ao LANCE!, o atacante comentou os detalhes da partida: disse que o árbitro foi avisado e que ia colocar na súmula. No entanto, até o momento nenhuma providência foi tomada.
- Pouco antes do gol, em uma cobrança de escanteio, perto da torcida adversária e eles começaram a provocar, com gestos e sons de macaco. Fui falar com o árbitro e pelo que entendi ele ia colocar na súmula, mas, infelizmente, até agora não teve nada - disse o jogador.
Iury também falou que na comemoração, os torcedores responderam com mais xingamentos e gestos ofensivos. O atacante afirmou que não vai deixar essas provocações atrapalharem o seu futebol.
- Graças a Deus fiz o gol logo em seguida. Fiquei com vontade e comemorei como um macaco na frente deles. Não vou deixar isso me afetar. Quando fui lá, eles responderam com gestos ainda mais obscenos e xingamentos e eu apenas mandei um beijo - comentou.
Zorya ocupa a quarta colocação do Campeonato Turco. O próximo adversário será o Dínamo de Kiev, vice-líder, com 42 pontos, nove a mais que a equipe do brasileiro. Iury destacou a sequência do time de três vitórias seguidas, além de 13 jogos de invencibilidade.
- A expectativa é boa, estamos vindo de três vitórias. É importante continuar pontuando, como estamos fazendo nos últimos jogos. Temos que vencer para no aproximarmos deles, que estão na segunda colocação - completou o atacante.
Iury foi revelado pelo Avaí, onde atuou por três anos, até que nesta temporada acertou com o Zorya. O jogador disse se adaptou bem ao futebol ucraniano, destacando que o inverno foi o mais difícil de encarar.
- No começo não senti muita diferença. O jogo é mais pegado, no Brasil tem mais toque de bola. O problema foi no inverno, para mim. É muito frio e no começo eu senti muito, o frio aqui é um desafio - finalizou.

Futebol Internacional
Europeus se impressionam por Rayan: 'Lembra o melhor de Vini Jr'
Há 31 minutos
Futebol Internacional
Espanha vira sobre a Inglaterra e vence duelo eletrizante em Wembley
Há 55 minutos
Fora de Campo
Veja gols em Inglaterra x Espanha: Kane e Yamal marcam; Oyarzabal vira para a Fúria
Há 1 hora
Futebol Internacional
Presidente do Manchester City responde a acusações: 'Vamos provar a inocência'
Há 2 horas
Futebol Internacional
Entenda o caso do Manchester City e as punições que estão em jogo
Há 2 horas
Futebol Nacional
Chapecoense retorna a Medellín sob comoção e homenagens
Há 4 horasMais LANCE!

Messi ganha camisa especial para último jogo pela Argentina; veja

República Tcheca x Croácia: onde assistir, horário e escalações

Mbappé sofre hiperextensão no joelho, desfalca França e preocupa Real Madrid

Veja o que a Premier League fez com a saída das bets; Brasil pode seguir exemplo

Nike desiste de campanha com Benzema após reavaliar histórico

Campeã mundial, Espanha estreia na Liga das Nações contra a Inglaterra

Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – sábado (26/09/2026)

Entre Estêvão, Endrick e Rayan, quem aproveitou melhor a chance na Seleção?

Quem pode ganhar minutos no próximo amistoso do Brasil?

Torcedores do Fluminense enlouquecem com possível título mundial: 'Obrigado'

Data Fifa tem empate do Brasil, vitória da França e derrota da Itália

OPINIÃO: Palmeiras tem vencedor em amistoso frustrante da Seleção e de Hugo Souza

Ex-Grêmio, Thiago Kosloski quebra jejum de 32 anos e leva Peru ao bronze



