Barcelona confirma que irá adiar a reinauguração do Camp Nou
O clube catalão vivia a expectativa de disputar o Troféu Joan Gamper no estádio após as reformas

- Matéria
- Mais Notícias
Após ter confirmado a data da reinauguração do Camp Nou depois das reformas e divulgar imagens dos ajustes finais, o Barcelona não poderá usar o seu estádio para a disputa do Troféu Joan Gamper, amistoso com o Como em 10 de agosto. Em um comunicado oficial, o clube informou que não recebeu a Licença de Primeira Ocupação, necessária para abrir parcialmente o local, pela prefeitura da cidade.
Relacionadas
O Barcelona já tem a autorização para as atividades e obras, assim como autorização do corpo de bombeiros, mas sem a licença final, poderá ocupar apenas parte das arquibancadas inferiores, limitando o público a 25 mil torcedores.
Com exigência do Barcelona, a prefeitura se comprometeu em reforçar a equipe técnica para agilizar a emissão de licenças para ocupação parcial. O clube emitiu a ordem para solicitá-las no dia 15 deste mês. Um treino com a equipe necessária para um dia de jogo no Camp Nou estava agendado para o dia 28 deste mês, mas a data pode mudar agora que a partida contra o Gamper no estádio está descartada.
➡️Preocupado com Fair Play Financeiro, Barcelona negocia patrocínio milionário
A expectativa do clube catalão era de receber cerca de 60 mil torcedores nessa fase de reabertura do estádio, que está em reforma há dois anos. Sem receber a autorização, o jogo será disputado no Estádio Johan Cruyff, que tem capacidade para 6 mil pessoas. A diretoria também cogitou o estádio Olímpico Lluís Companys, casa provisória da equipe nas últimas temporadas. No entanto, um show previsto para ser realizado dia 9 de agosto pode tornar o uso inviável.

Além de ser prejudicial aos torcedores, que esperam o retorno à casa do clube, o adiamento da reinauguração do Camp Nou impacta as finanças no Barcelona. Devido à aprovação inicial, o clube iniciou a venda de camarotes VIP, que faz parte de um plano para arrecadar 100 milhões de euros em 30 anos. O projeto divulgado pelo presidente Joan Laporta é fundamental para o cumprimento das regras financeiras estabelecidas por LaLiga.
➡️Barcelona, Chelsea e mais três clubes são multados por quebra no Fair Play Financeiro
Foco em LaLiga
Caso não seja confirmada a disputa do Troféu Joan Gamper no Camp Nou, o Barcelona corre contra o tempo para ter o estádio para a estreia da temporada 2025/26 em casa. O atual campeão fará o primeiro jogo fora de casa, contra o Mallorca, no calendário do Espanhol. Em casa, o adversário será contra o Valencia, dia 14 de setembro, pela 4ª rodada de LaLiga. Confira o calendário completo.
Veja o comunicado oficial do Barcelona
O Barcelona anuncia a suspensão da primeira partida programada para o renovado Spotify Camp Nou , que coincidiria com o Troféu Joan Gamper, em 10 de agosto. A decisão se deve ao fato de que as obras necessárias para o cumprimento dos requisitos da Portaria que Regulamenta os Procedimentos de Intervenção Municipal em Obras de Construção impossibilitaram a conclusão dos procedimentos necessários para a concessão da licença inicial.
Especificamente, devido à escala do trabalho realizado, não foi possível cumprir todas as condições estabelecidas pelos regulamentos que regem esta licença, apesar da intenção do clube de reabrir o estádio remodelado setor por setor.
O clube está em estreita colaboração com a Prefeitura de Barcelona e as autoridades competentes para avançar nas diferentes exigências e informará seus sócios e torcedores sobre quaisquer novidades relacionadas à data de retorno. Este atraso não afeta o cronograma previsto para o pagamento da dívida do España Barça .
Mais informações sobre a edição de 2025 do Troféu Joan Gamper, que agora será realizado no Estádio Johan Cruyff , serão publicadas em breve.
Série do Lance! sobre Fair Play Financeiro
📲 De olho no Lance! e no Futebol Internacional. Todas as notícias, informações e acontecimentos em um só lugar.
Tudo sobre
- Matéria
- Mais Notícias