Barcelona, Chelsea e mais três clubes são multados por quebra no Fair Play Financeiro
Uefa anunciou sanções nesta sexta-feira (4)

A sexta-feira (4) trouxe uma notícia ruim para seis clubes da Europa. Barcelona, Aston Villa, Chelsea, Lyon, Porto e HNK Hajduk Split, da Croácia, foram multados pela Uefa por quebra na regra de ganhos do Fair Play Financeiro. A informação foi divulgada pela entidade em comunicado nesta tarde.

Cada um dos clubes recebeu uma sanção diferente em termos de punição e valores. Foi a primeira vez que a Uefa fez uma análise sobre os rendimentos do futebol de cada equipe, e os dados avaliados são referentes aos anos de 2023 e 2024.
A Primeira Câmara do Órgão de Controle Financeiro dos Clubes (CFCB) atuou, principalmente, na observação das negociações de atletas, incluindo vendas, compras e empréstimos. Os seis clubes punidos pela Uefa firmaram diferentes acordos com o CFCB para arcar com os custos das multas aplicadas.
Um dos principais objetivos do Fair Play Financeiro é garantir que os clubes não gastem mais do que arrecadam. O mecanismo tenta evitar que os times criem novas dívidas com fornecedores, atletas, funcionários e outros clubes.
➡️ Fair Play Financeiro: entenda a importância e como funciona
Os infratores têm um período estabelecido para se adequarem às regras impostas pela Uefa. O "período de liquidação" varia de time para time e pode abranger os seguintes prazos: a temporada 2026/27 por um período de 2 anos; a temporada 2027/28 por um período de 3 anos e a temporada 2028/29 por um período de 4 anos.
Como funcionará a punição ao Barcelona e aos outros clubes pelo Fair Play Financeiro
Dos seis clubes citados, cada time recebeu multas em dois graus. Um deles é incondicional, não podendo ser negociada, enquanto a outra parte pode variar caso os clubes cumpram ou não com os futuros compromissos firmados com os órgãos reguladores.
- O Barcelona foi multado em 60 milhões de euros, com 15 milhões incondicionais e acordo de dois anos.
- O Chelsea foi multado em 80 milhões de euros, com 20 milhões incondicionais e acordo de quatro anos.
- O Lyon foi multado em 50 milhões de euros, com 12,5 milhões incondicionais e acordo de quatro anos.
- O Aston Villa foi multado em 20 milhões de euros, com 5 milhões incondicionais e acordo de três anos.
- O Hajfuk Split foi multado em 1,2 milhão de euro, com 300 mil incondicionais e acordo de três anos.
- O Porto foi multado em 5 milhões de euros, com 750 mil incondicionais e compromisso apenas com as regras da temporada de 2025-26.
Todos os clubes também concordaram em estar sujeitos a uma restrição para o registo de novos jogadores na sua "Lista A" para as competições de clubes da UEFA. A medida pode ser condicional, incondicional ou ambas, e abranger uma ou mais temporadas, dependendo da duração do acordo.

A situação mais complicada é a do Lyon. O clube francês também foi punido na França e rebaixado para a segunda divisão. Caso não haja mudança na decisão, o time será excluído de competições europeias na temporada 2025-26.
➡️ Lyon se pronuncia após anúncio de rebaixamento na França
Os outros cinco times também podem ser punidos de outras formas, como, por exemplo, serem proibidos de inscreverem atletas em competições da Uefa ou até mesmo sofrerem com a exclusão de torneios nas próximas temporadas.
Série do Lance! sobre Fair Play Financeiro

Copa do Mundo 2026
Veja onde assistir aos jogos da Copa do Mundo nesta quinta-feira (09/07)
Há 1 hora
Copa do Mundo 2026
França e Marrocos se enfrentam na Copa do Mundo em duelo de identidades
Há 3 horas
Copa do Mundo 2026
Copa do Mundo: Inglaterra tenta superar retrospecto negativo nas quartas de final
Há 3 horas
Copa do Mundo 2026
Dani Olmo minimiza falta de gols de Yamal e mira título da Copa: 'Somos capazes'
Há 4 horas
Onde Assistir
Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – quinta-feira (09/07/2026)
Há 4 horas
Futebol Internacional
Protagonista na China, Nikão segue com ótimos números no futebol local
Há 12 horasMais LANCE!

Jogador deixa o Real Madrid e reforça rival da La Liga; veja detalhes

Real Madrid acelera acordo e encaminha renovação de Tchouaméni

Árbitro de Espanha x Bélgica na Copa é marcado por polêmica envolvendo o Real Madrid

Quem é a favorita? Veja a posição das seleções que estão nas quartas de final da Copa

Seleção anuncia ídolo como novo treinador após a Copa do Mundo

Argentina descarta lesão de titular e confirma escalação para as quartas da Copa

Paulo Sérgio cobra reformulação total na Seleção: 'Amadorismo não vai trazer o hexa'

Negociação de ex-Vasco para o Manchester United chama atenção: 'Cemitério'

Manchester United encaminha compra de ex-jogador do Vasco

Bruno Guimarães quer deixar o Newcastle e pode fechar com gigante da Inglaterra

Presidente do Bayer Leverkusen reforça aposta no Brasil e não descarta amistoso no país

Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – quarta-feira (08/07/2026)






