baker mayfield cleveland browns

Baker Mayfield lidera o ataque do Cleveland Browns na NFL (Cleveland Browns)

LANCE!
14/10/2021
11:34
Cleveland (EUA)

Uma linha ofensiva de elite, talvez a melhor da NFL, e, além disso, playmakers que não dropam a bola e geram muitas jardas após a recepção. O quarterback Baker Mayfield está inserido num sistema que tem tudo para que ele seja bem-sucedido. Ainda assim, o Cleveland Browns não tem jogado tudo que pode e deixando vitórias escapar pela ponta dos dedos.

Baker Mayfield é o quarterback melhor posicionado no ranking do Índice de Auxílio ao Quarterback (IAQ), elaborado por Rafael Kutter. Os recebedores dos Browns estão empatados com os do Green Bay Packers entre os que menos droparam a bola nas cinco primeiras semanas da liga. Já no quesito jardas após a recepção ninguém bate o grupo de Cleveland. Os playmakers ofensivos da equipe tem gerado mais de sete jardas após a recepção na NFL. O segundo colocado é o Philadelphia Eagles, com os recebedores da franquia beirando as sete jardas após o passe em mãos.

Ainda assim, Cleveland tem feitos jogos incompletos. Contra os Chargers, na semana anterior, o ataque demonstrou todo seu potencial, colocando 42 pontos no marcador. Ainda assim, a defesa, que deveria ser um dos pontos de destaque, deixou Justin Herbert e companhia passearem pelo campo, marcando 47 pontos e vencendo o duelo. Na semana 4, apesar da vitória contra os Vikings, o cenário foi o oposto. A defesa jogou uma de suas melhores partidas, enquanto o ataque teve dificuldades de pontuar e até de conectar passes simples. Ter uma atuação completa é o segredo para os Browns serem um time mais dominante na NFL, empilhar vitórias e se posicionar como favorito na conferência AFC.

O que é o IAQ

Através de estatísticas de passes dropados (que são possíveis de recepção, mas o recebedor deixa cair), tentativas de passe e jardas conquistadas após a recepção - todas coletadas no site norte-americano Pro Football Reference -, o brasileiro Rafael Kutter tenta entenderu como os atletas no entorno de um quarterback o estão auxiliando a obter um bom desempenho na NFL.

Ou seja, para cada lançamento possível de ser recebido, foi avaliado se o recebedor deixou a bola cair e quantas jardas ele percorreu após ter a bola em sua mão, contribuindo, assim, para aumentar estatísticas do quarterback e auxiliar nas vitórias.

Claro que há outros dados não contemplados na estatística, como jardas distantes do marcador ao percorrer uma rota – aumentando assim a janela de lançamento do quarterback - ou análises mais subjetivas, como leitura de um recebedor para determinada cobertura. Mas o gráfico tende a dar uma ideia de quais quarterbacks estão melhores assistidos por seu time ofensivo na NFL.