BYU Cougars estreou com vitória no futebol americano universitário

BYU Cougars / Divulgação

LANCE!
08/09/2020
18:56
Maryland, EUA

Na noite desta segunda-feira, 7, Brigham Young (BYU) e Navy se enfrentaram na abertura da temporada do futebol americano universitário de 2020 no vazio Naval Academy por causa da pandemia do novo coronavírus. No placar, vitória maiúscula para BYU, 55 a 3, contra a universidade da marinha norte-americana.

O grande destaque da partida foi o running back dos Cougars (BYU), Tyler Allgeier, que correu para 132 jardas e marcou dois touchdowns. Além de boas atuações do também running back Lopini Katoa que correu para 80 jardas, e o quarterback Zach Wilson com 232 jardas passadas, dois TDs e uma interceptação, com um rating de 73.2.

O jogo foi muito tranquilo por parte de BYU, que construiu o placar logo nos dois primeiros quartos, com dois touchdowns em cada quarto. O primeiro foi marcado por Allgeier após uma corrida de 34 jardas. Três minutos depois, Katoa ampliou com uma corrida de 39 jardas. Ao final dos dois quartos iniciais a liderança já estava 31 a 0.

Os donos da casa fizeram sua única pontuação faltando 54 segundos para terminar o terceiro quarto, com um field goal de 48 jardas de Bijan Nichols. Com o placar dilatado (48 a 3 para os Cougars), o último quarto foi apenas protocolar, e BYU aproveitou para marcar mais um touchdown com Jackson McChesney, com uma corrida curta de nove jardas.

Por conta da pandemia COVID-19, a partida não teve a tradicional atmosfera da torcida nas partidas de futebol de Navy. Não havia os carros no estacionamento, nenhum caça rasgando os céus antes do kickoff, nem a Brigade of Midshipmen, a famosa banda da universidade que se apresenta durante as partidas. Os 34.000 lugares permaneceram vagos devido às restrições ordenadas pelo estado de Maryland.

Demorou muito para que este jogo acontecesse. Os Midshipmen (Navy) estavam originalmente programados para abrir contra Notre Dame e os Cougars deveriam jogar contra Utah, mas ambos os jogos foram cancelados.
Então, os diretores atléticos de Navy e BYU organizaram esse confronto, que não acontecia na estreia da temporada desde 1989. Os Cougars enfrentam na próxima rodada, também fora de casa, outra equipe das Forças Armadas, desta vez será Army, no dia 19 de setembro.

Enquanto os Midshipmen abrem a temporada da ACC (American Athletic Conference) contra Tulane, no mesmo dia.