Repórteres da Globo ‘tomam bronca’ por postagem de propagandas nas redes sociais, diz site

Postagens nas redes sociais são motivo para reclamação da emissora

Logo Globo
Diretor enviou comunicado interno abordando o tema (Foto: Reprodução)

Escrito por

Repórteres da Globo teriam tomando uma bronca da direção da emissora por publicidades feitas através de redes sociais como Instagram. Segundo o portal "Notícias da TV", a empresa só permite que apresentadores, narradores e comentaristas façam esse tipo de conteúdo. Outro que tem permissão irrestrita é Galvão Bueno, que desde o início de 2023 tem obrigações pontuais com a emissora.

A bronca teria acontecido após um jornalista viajar e marcar o hotel onde ficou hospedado nos stories com um agradecimento, o que configuraria um benefício conhecido popularmente como "jabá". O profissional, no entanto, comprovou que pagou pela hospedagem e, por fim, recebeu apenas uma notificação.

O portal "Notícias da TV" divulgou ainda trechos de um comunicado interno assinado por Gustavo Maria, diretor de Redação do Esporte da Globo, no qual ele chama a atenção para a determinação da emissora.

- Queria reforçar com todos vocês repórteres um trecho dos Princípios Editoriais bastante esclarecedor sobre o cuidado que precisamos ter com as marcas nas redes sociais. Noto que muitos têm dúvidas. Infelizmente, diversas vezes só descobrimos essas dúvidas após uma postagem inadequada - disse o diretor, que compartilhou em seguida o trecho do manual que trata do tema: 

- É imprescindível que o jornalista do Grupo Globo evite a percepção de que faz publicidade, mesmo que indiretamente, ao citar ou se associar a nome de hotéis, marcas, empresas, restaurantes, produtos, companhias aéreas etc. Isso também não deve acontecer em contas de terceiros, e o jornalista deve zelar para evitar tais ocorrências - finaliza.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter