Logo do Lance! branca com exclamação amarela

Para salvar arenas da Copa de 2014, que não se sustentam, deputado quer que clubes possam decidir onde jogar

Caso seja aprovado, Projeto de Lei será integrado a 'Lei Pelé' e vai sobrepor decisão estabelecida como regra no Brasileirão de que o clube deve jogar em seu estado de origem

PorLance!São Paulo (SP)
01/07/2021 11:07
Atualizado em 01/07/2021 11:19
Arena Amazônia
A Arena da Amazônia é um dos elefantes brancos da Copa (Foto: reprodução)

O deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF) colocou em pauta, na Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados, um Projeto de Lei para 'salvar' estádios que foram construídos para a Copa do Mundo de 2014 e que não costumam receber grandes eventos por falta de um clube de tradição que encha regularmente as arenas. 

+ Veja a tabela do Brasileirão! 

A ideia do deputado é salvar estádios como o Mané Garrincha, em Brasília, a Arena Pantanal, em Cuiabá, e a Arena da Amazônia, no Amazonas, que não são sustentáveis financeiramente. 

- Algumas das cidades sede da Copa não possuem times de tradição capazes de lotar os novos estádios - disse o deputado.

continua após a publicidade

Ao 'UOL', o advogado especializado em direito desportivo Mauricio Corrêa da Veiga esclareceu o que pretende essa PL.

- O maior entrave na aprovação da PL diz respeito a sua constitucionalidade, na medida em que o artigo 217 da Constituição assegura a autonomia das entidades desportivas. Mas vale ressaltar que o PL não obriga a transferência das partidas para outras praças, mas transfere ao clube mandante esta prerrogativa - opinou.

Caso aprovado, a nova lei passa a integrar a Lei Pelé e se sobrepõe ao regulamento do Brasileirão, que prevê que o mando 'deverá ser exercido no limite da jurisdição da federação a que pertença o clube'.

Sugerida para você!

Mais LANCE!