Messi vence principal categoria do Prêmio Laureaus; Rayssa Leal e Filipe Toledo perdem para chinesa

Campeão da Copa do Mundo de 2022, argentino garante mais um troféu individual; esportistas brasileiros representaram o país na categoria "Melhor Atleta nos Esportes de Ação do Ano"

000_33EN7JQ-scaled-aspect-ratio-512-320
Messi posa com o prêmio após cerimônia em Paris, na França (JULIEN DE ROSA / AFP)

Escrito por

Eleito o melhor do mundo no "The Best", Messi garantiu mais um troféu individual para a sua galeria nesta segunda-feira. Em cerimônia do Prêmio Laureus, considerado o Oscar do esporte, realizado em Paris, o camisa 10 da Argentina foi o vencedor da categoria "Melhor Atleta Homem do Ano". O astro ficou com o troféu, sobretudo, pelo seu desempenho na Copa do Mundo do Qatar, na qual ergueu a taça para a seleção. Bicampeã olímpica e pentacampeã mundial nos 100m, a velocista Shelly-Ann Fraser-Pryce, da Jamaica, ficou com o prêmio na categoria feminina.

+ São Paulo mira reforços, Messi tem prazo para definir o futuro… O Dia do Mercado!

Já o Brasil ampliou o seu jejum sem premiações em nenhuma categoria. Únicos nomes do esporte brasileiro no evento, Rayssa Leal e Filipe Toledo não levaram a categoria "Melhor Atleta nos Esportes de Ação do Ano". Os dois foram superados pela chinesa Eileen Gu, esquiadora que brilhou nos Jogos de Inverno 2022, realizados em Pequim, com três medalhas de ouro.

+ Pilotos da Fórmula 1 detonam show antes da corrida no GP de Miami: ‘Não é para nós’

- É sempre bonito receber um reconhecimento desse tipo. Ser campeão do mundo com a minha seleção foi muito difícil. Foram anos de muita alegria com o Barcelona e de muita tristeza com minha seleção. Estou muito agradecido por realizar meu sonho e o de todo meu país. Dedico esse prêmio a toda a Argentina - celebrou Messi, que só havia vencido a categoria em 2020, ao lado de Lewis Hamilton.

O craque do PSG superou seu companheiro de equipe Kylian Mbappé, o tenista Rafael Nadal, o jogador de basquete Stephen Curry, o especialista em salto com vara Mondo Duplantis e o piloto Max Verstappen, da Fórmula 1.

Rayssa Leal era uma das candidatas ao prêmio dos melhores atletas de ação. A skatista venceu a Street League Skateboarding (SLS) invicta, além do STU Open Rio, realizado em solo carioca. Neste ano, se sagrou campeã mundial em Sharjah, nos Emirados Árabes. No entanto, a premiação avaliou o ano de 2022.

Já Toledo é o atual campeão da World Surf League (WSL) 2022, o circuito mundial de surfe. O brasileiro ficou com o título mais importante da modalidade ao derrotar o compatriota Italo Ferreira, em Trestles, nos Estados Unidos, em setembro do ano passado.

Referência do Brasil na natação paralímpica, Daniel Dias foi o último atleta brasileiro a receber um troféu no Prêmio Laureaus. O nadador ganhou a categoria "Melhor Paratleta do Ano" em 2016, quando brilhou nos Jogos Paralímpicos realizados no Rio de Janeiro.

Abaixo, confira todos os vencedores de cada categoria do evento:

Prêmio Laureus de Melhor Atleta Homem do Ano: Lionel Messi (Futebol)
Prêmio Laureus de Melhor Atleta Mulher do Ano: Shelly-Ann Fraser-Pryce (Atletismo)
Prêmio Laureus de Equipe do Ano: Seleção masculina da Argentina (Futebol)
Prêmio Laureus de Revelação do Ano: Carlos Alcaraz (Tênis)
Prêmio Laureus de Retorno do Ano: Christian Eriksen (Futebol)
Prêmio Laureus de Melhor Paratleta do Ano: Catherine Debrunner (Atletismo)
Prêmio Laureus de Melhor Atleta nos Esportes de Ação do Ano: Eileen Gu (Esqui estilo livre)
Prêmio Laureus Esporte para o Bem: TeamUp

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter