Menino cego adapta álbum da Copa do Mundo para o Braile e fica famoso no Qatar
Pedro Maron viralizou nas redes sociais ao mostrar como coleciona o livro ilustrado

Morador de Brasília e apaixonado por futebol, o menino Pedro Maron, de 11 anos, resolveu dar um jeito de participar da brincadeira do colégio com os amigos e colecionar o álbum da Copa do Mundo do Qatar. De quebra, ficou conhecido no país do Mundial da Fifa. O LANCE! conversou com Marcos Barreto, pai do menino, que falou da repercussão do caso e a dificuldade da inclusão para pessoas com deficiência visual.
+ Sormani projeta Flamengo x Palmeiras e diz se levaria Pedro para Copa do Mundo
- Pedro, em 2018, viu os amigos colecionando o álbum e ele chegou em casa perguntando: 'Mamãe, como faço? Meus amigos estão colecionando e também quero'. A maior parte da adaptação foi invenção dela. Em 2022 ele pediu o álbum de novo e já participou bem ativamente da produção. É uma versão aperfeiçoada. Esse álbum agora, cada seleção tem as páginas de um a 20. Então ele sabe que toda página tem 20 figurinhas, fica mais fácil dele localizar. Mas não tem ainda pra ele o mais importante, a grande emoção é abrir o pacote e saber se a figurinha está ou não. Ele precisa da gente. Nós dizemos qual é a figurinha e depois ele procura - disse o pai.
- Agora essa questão do álbum foi mais uma (falta de acessibilidade). Porque a gente já passou por isso muitas vezes. A acessibilidade não está avançada no Brasil e no mundo. É claro que quando a gente vê o resultado a gente fica feliz. Mas até aqui não foi a primeira e não foi a última. Eu espero que hoje, com muito acesso a tecnologia, dá para fazer. Dá pra aprimorar. Com boa vontade dá pra fazer. A primeira pessoa cega que conheci foi meu filho, para ser bem sincero. E a gente aprendeu. Então tem estrutura para fazer - completou.
+ Justiça aceita pedido, e Pelé será submetido a teste de paternidade
Pedro Maron publicou vídeos nas redes sociais mostrando como coleciona o álbum e as publicações viralizaram na internet. A repercussão foi tamanha que o pai do garoto revelou ter sido procurado por veículos do Qatar, país sede da Copa do Mundo, para dar entrevistas.
- Eu não sei como isso chegou no Qatar. A gente foi procurado pelo Instagram de um representante do veículo do Qatar. Aí Pedro deu entrevista para dois veículos do Qatar. Se tiver oportunidade para ir presenciar a Copa, a gente aceita. Pedro está doido para ir. Eu não comento muito isso com ele por que não quero alimentar uma expectativa. Mas ele gosta muito de futebol. Ele é muito curioso. Se você visitar o Instagram dele você vai ver que ele é muito inteligente. Com geografia, história, culturas diferentes. Ai o Qatar ele diz que quer conhecer a cultura árabe. Ele sabe mais do que a gente, a verdade é essa - disse.
+ Facincani afirma que Pedro e Gabriel Jesus disputam por titularidade da Seleção na Copa: 'Tite ama os dois'
Marcos, que disse não torcer por nenhum time de futebol, afirmou que o filho é flamenguista e explicou como surgiu o amor da criança pelo Rubro-Negro.
- Em 2019, o Flamengo começou a jogar em Brasília. Eu não sou de frequentar o estádio, vou por causa dele. Aí ele começou a torcer para o Flamengo. Comprei um radinho de pilha para ele ouvir a narração da rádio, por que eu não sei narrar direito. Fica difícil. Eu não tenho time, eu assisto só Copa do Mundo - comentou.
Procurada pelo LANCE!, a Panini informou que a empresa não vai se pronunciar sobre o tema neste momento.

Fora de Campo
Companheira de Mbappé tomará medidas judiciais sobre boatos do relacionamento
Há 8 minutos
Lance! Negócios
Caros e desejados: conheça o mercado de cards colecionáveis
Há 55 minutos
Fora de Campo
CBF anuncia amistosos do Brasil e divide opiniões: 'Não esperava'
Há 1 hora
Fora de Campo
Wesley, ex-Flamengo, choca ao mostrar alto valor gasto em 'skin' de CS
Há 2 horas
Fora de Campo
Cena de Hulk e Raphael Claus em Fluminense x Bahia impressiona: 'Atropelou'
Há 2 horas
Fora de Campo
Decisão do STJD sobre Kaio César, do Corinthians, choca: 'Piada'
Há 3 horasMais LANCE!

Declaração de Jardim irrita torcedores do Flamengo: 'Agora acabou'

Barboza vira assunto em Vitória x Palmeiras: 'Abismo'

Torcida do Fluminense manda recado a Zubeldía após empate com o Bahia

Vitória x Palmeiras: ex-árbitro analisa polêmicas e aponta erro capital

Torcedores reagem à fala de Ancelotti sobre Brasil na Copa: 'Esqueceu'

Torcida do Flamengo perde a paciência com titular após empate: 'Ridículo'

Mauro Cezar critica Jardim no Flamengo: 'Destruiu o que herdou'

Botafogo se manifesta após morte de ex-jogador do clube

Veja o gol da classificação do RB Bragantino na Sul-Americana

Gol perdido por Canobbio em Fluminense x Bahia revolta: 'Inacreditável'

Quem era Tássio, ex-jogador do Botafogo que morreu em ventania no Rio?

Árbitro expulsa dois do Vitória no mesmo lance contra o Palmeiras

Torcida do Flamengo se revolta com arbitragem em Vitória x Palmeiras



