Janaína Xavier e Joice Hasselmann

Joice Hasselmann ao lado do namorado de Janaína Xavier e a apresentadora (Foto: Reprodução/Instagram)

Matheus Costa*
21/11/2020
17:20
Rio de Janeiro (RJ)

Após a apresentadora Janaína Xavier ser suspensa por quebrar o código de conduta interno da Rede Globo e compartilhar uma foto com a candidata a prefeitura de Sâo Paulo Joice Hasselmann (PSL-SP), a política acabou atacando a emissora pela atitude.

Através de sua conta no Twitter, Joice acusou a Globo de censura por suspender a apresentadora do "SporTV News" e lamentou a postura adotada pela emissora no caso. Além disso, ela mencionou que não houve cunho político no compartilhamento da imagem.

- É lamentável a postura da Rede Globo nesse caso. É censura pura e absolutamente descabida. A postagem não foi política. Não houve menção a política, nem mesmo à minha candidatura. Estávamos num ambiente neutro, entre amigos. Aliás, o namorado de Janaína é meu amigo há uma década - afirmou.

Joice prosseguiu em sua crítica, reclamando da susposta censura da emissora. Além disso, ela questionou se a suspensão se deu ao fato dela ter uma posição política à direita.

- É censura que se chama, Rede Globo? Aqui fica meu repúdio como cidadã, jornalista e deputada federal que sempre defendeu as liberdades. Já passei por perseguições semelhantes. Espero que a Globo se desculpe por tamanho erro. Força Janaína! - encerrou.

O LANCE! procurou a Rede Globo para um posicionamento sobre as críticas da deputada. O setor de comunicação do Grupo Globo respondeu o pedido e explicou o processo da suspensão.

- Todos os jornalistas do Esporte da Globo têm conhecimento dos Princípios Editoriais do Grupo, que não permitem o apoio público a candidatos de qualquer partido, seja de jornalistas que atuam na frente ou atrás das câmeras. E todos foram relembrados dessas regras no início do período eleitoral. Os casos de descumprimento dessa regra foram analisados internamente e as medidas cabíveis foram tomadas - afirmou a emissora em nota.

*Estagiário, sob supervisão de Matheus Costa.