Conmebol exige que Brasileirão pare se país sediar final de Liberta-2020

Em documento, Confederação afirma que CBF teria de alterar suas datas e liberar semana para receber final única. Seis estádios brasileiros ainda estão na briga

Taça Libertadores - Conmebol
Conmebol enviou documento para países que desejam sediar final única em 2020 (Foto: Divulgação/Conmebol)

Escrito por

Enquanto ainda não é definido o estádio que receberá a final única da Libertadores 2020, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) deve exigir da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que não aconteça rodada do Campeonato Brasileiro na semana que antecede a final da competição. Isso apenas caso seja escolhido um dos seis estádios brasileiros que estão concorrendo. A informação é do UOL. A tabela do Brasileirão deste ano prevê partidas na semana da final em Santiago, Chile, no dia 23 de novembro.

O documento da Conmebol, do qual o portal teve acesso, enviado para os países que desejam sediar a competição continental no próximo ano afirma ainda que as confederações locais devem ""garantir a disponibilidade de datas das competições locais para realização do evento".


Seis estádios brasileiros ainda estão na disputam para receber o evento em 2020. São eles: Beira Rio e Arena do Grêmio, em Porto Alegre, o Maracanã, no Rio, o Mineirão, em Belo Horizonte, e o Morumbi e a Arena Corinthians, em São Paulo. Os outros concorrentes que sinalizaram o desejo de participar são em Córdoba e La Plata, na Argentina, e Lima, no Peru.

Embora a CBF ainda não tenha oficializado o calendário de 2020, o que já se sabe é que a Série A não irá parar durante a Copa América, na Argentina e Colômbia. Uma das promessas da Confederação Brasileira é não coincidir as datas dos jogos no país com as Datas Fifa.

O documento ainda pede o que as propostas dos estádios sejam em acordo e ciência das esferas políticas  - Federal, Estadual, Municipal. A segurança será responsabilidade da região eleita, porém os custos da partida serão arcados pela Confederação continental.


News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter