Usain Bolt

Blog utiliza imagem de campeão olímpico Bolt para noticiar assalto (Reprodução/ Blog Nosso Paraná)

LANCE!
11/04/2021
11:09
Natal (RN)

Um blog no Rio Grande do Norte foi acusado de racismo por torcedores ao utilizar uma imagem do histórico velocista jamaicano Usain Bolt para ilustrar uma notícia sobre um assalto. O portal "Nosso Paraná RN" utilizou uma foto em que Bolt usa uma camisa na cabeça para representar os bandidos. A cena gerou debate sobre "racismo estrutural".

+ Paulista, Carioca... Veja a tabela de classificação do Estadual do seu clube

O portal noticiou, no último dia 9, um roubo que aconteceu na cidade de Pau dos Ferros e o título dizia: "Malévolo invade muro de residência em plena luz do dia em Pau dos Ferros/RN". A cena foi criticada pelos internautas por ser vista como racismo estrutural - quando se propaga o racismo de forma indireta, como uma foto de um homem negro usando uma camisa na cabeça ser vinculada a um assalto. 

- Blog brasileiro divulga foto de Usain Bolt em Mundial de Atletismo ao noticiar roubo. Se o jornalista não tinha foto do ladrão, por que escolheu um negro com camisa na cara?

A imagem utilizada mostra Bolt um dia após sua eliminação em 2011, ao ser desclassificado na final dos 100m rasos no Mundial de Atletismo, em Daegu, na Coreia do Sul. Bolt esteve fora da decisão ao queimar a largada na fase anterior. O velocista é o único atleta a ser tricampeão em duas modalidades dos Jogos Olímpicos.