Sornoza - Chapecoense x Fluminense

Sornoza é o líder em chutes de fora (Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)

Luiza Sá e Marcello Neves
27/09/2018
06:00
Rio de Janeiro (RJ)

Com a falta do seu principal centroavante, o Fluminense começa a, aos poucos, voltar a se encontrar no ataque. Não foi só a quebra de tabu que ficou em evidência no duelo contra a Chapecoense. Os gols marcados por Everaldo e Junior Sornoza tiveram algo em comum: ambos foram em chutes de fora da área, uma característica forte no camisa 10 e que vem crescendo também com o reforço contratado durante a Copa do Mundo.

Sornoza é o que mais finaliza de fora da área neste Campeonato Brasileiro, com 33 chutes, 11 certos e 22 errados. Depois vem Pedro, com 19 (seis corretos e 13 fora do alvo). Ayrton Lucas (11), Matheus Alessandro (9), Jadson (8), Richard (7) e Luciano (7) completam a lista dos que mais chutam. O equatoriano também é quem mais dá o terceiro passe e a assistência para as finalizações da equipe, mostrando seu bom rendimento na temporada.

Everaldo é outro que vem ganhando confiança com o tempo para os chutes. Contra o Vitória e o Deportivo Cuenca (EQU), por exemplo, colocou duas bolas na trave em finalizações parecidas: cortando para dentro e finalizando com curva, tirando do goleiro. Na Arena Condá, contra a Chapecoense, finalmente deu certo - desta vez com a trave ajudando o atacante. 

Contra a Chapecoense, seis das nove finalizações foram de fora da área. Frente ao Atlético-PR, foram nove chutes a gol e quatro de longe. No duelo com o Botafogo, das 15 finalizações, oito aconteceram de fora da área. No 0 a 0 com o Vitória, foram também 15 chutes, sete de longe. No Morumbi, contra o São Paulo, foram 10 finalizações, sendo cinco fora da área.

As finalizações de fora da área são fortes pedidos de Marcelo Oliveira durante os treinamentos. É uma característica considerada importante pelo treinador, tanto que incentiva os atletas a arriscarem sempre que tem espaço. E pode se tornar uma grande arma para o Tricolor voltar a encontrar uma sequência de boas vitórias.