Show de Adílio e despedida de Zico: tri do Flamengo completa 37 anos
Vitória por 3 a 0 sobre o Santos está entre as mais memoráveis da história do clube

Há exatos 37 anos, no dia 29 de maio de 1983, o Flamengo conquistava o tricampeonato brasileiro, consolidando-se, ainda mais, como um dos times mais vitoriosos do futebol nacional. Além do título, por si só, o 3 a 0 sobre o Santos contou com outros aspectos que tornam aquele confronto entre os mais memoráveis do Rubro-Negro. Confira a retrospectiva feita pelo LANCE!.
O PANORAMA DA FINAL
Na primeira partida, em 22 de maio, o Santos fez valer a vantagem de atuar em casa, e venceu por 2 a 1, com gols de Pita e Serginho Chulapa. Quem descontou para o Flamengo no Morumbi - que recebeu 114 mil torcedores - foi Baltazar.
Sete dias depois, o Flamengo venceu por 3 a 0 no Maracanã, sem dar chances ao Peixe. Os gols foram de Zico, logo no primeiro minuto de partida, Leandro e Adílio. Este último, foi o grande nome do jogo, com atuação impecável na final.
Comandado por Carlos Alberto Torres, o Flamengo entrou em campo para aquela final do Brasileiro com a seguinte equipe: Raul Plasmann; Leandro, Marinho, Figueiredo e Júnior; Vitor, Adílio e Zico; Elder, Baltazar e Júlio César.
"DESPEDIDA SECRETA" DE ZICO
O título diante do Santos marcou o fim de uma geração do Flamengo, que havia vencido os Estaduais de 1978, 1979 e 1981, os Brasileiros de 1980 e 1982, além da Libertadores e do Mundial de Clubes de 1981. Afinal, após o 3 a 0, Zico se transferiu para a Udinese, da Itália. A negociação já estava selada antes mesmo da final, mas só tornou-se pública após a decisão e o tricampeonato brasileiro.
Após duas temporadas na Itália, Zico retornou à Gávea no segundo semestre de 1985, e o Fla seguiu a conquistar títulos sob o comando do camisa 10.
O SHOW DE ADÍLIO
Terceiro atleta que mais vestiu a camisa do Flamengo, Adílio tem uma série de atuações memoráveis entre as 617 partidas que fez pelo clube. A decisão de 1983, talvez, seja a maior delas. O próprio já declarou, em entrevistas, que estava "impossível" naquele jogo. Para coroar a atuação, fez o gol derradeiro, aos 44 minutos da etapa final. A partir dali, a bola não voltou a rolar, com os jogadores do Santos envolvendo-se em uma briga com jornalistas e fotógrafos.
UM DOS MAIORES PÚBLICOS DO MARACA
Foram 155.523 torcedores no Maracanã naquele 29 de maio de 1983, sendo um dos maiores públicos da história do estádio, sendo que as arquibancadas foram ocupadas, quase que exclusivamente, por torcedores rubro-negros.

Fora de Campo
Marcão, pai de Gerson, detona Bap, do Flamengo: 'Covarde'
Há 8 horas
Fora de Campo
Atacante que recusou Flamengo por Europa é anunciado pelo River Plate
Há 8 horas
Onde Assistir
Flamengo x River Plate: onde assistir e prováveis escalações para o amistoso
Há 10 horas
Flamengo
Quatro jogadores do Flamengo já podem assinar pré-contrato; veja a situação de cada um
Há 12 horas
Fora de Campo
Flamengo e Fluminense terão amistosos exibido por Grupo Globo
Há 12 horas
Flamengo
Arrascaeta e Paquetá: veja como chegam os lesionados do Flamengo após a Copa
Há 19 horasMais LANCE!

Band fecha acordo e vai transmitir jogos do Flamengo; saiba mais

Herói contra a Alemanha, criticado na eliminação: a Copa de Plata, do Flamengo

Amistosos, lesionados e mercado: Flamengo se prepara para volta do Brasileirão; veja plano

Treino do Flamengo tem trote com guerra de ovo e farinha em Portugal; veja vídeo

CBF detalha datas e horários das oitavas da Copa do Brasil Feminina

Goleiro do Flamengo vive sonho na Copa do Mundo com a Seleção; veja fotos

Flamengo analisa proposta da Europa e define permanência de Emerson Royal

Flamengo presta apoio a Lucas Paquetá após lesão na Copa do Mundo

CBF confirma lesão de Paquetá, e meia vira dúvida na Seleção Brasileira

Atitude de Lucas Paquetá após vitória do Brasil chama atenção: 'Não é possível'

Hotel de luxo, spa e campos: veja o resort onde o Flamengo está em Portugal

Bruno Henrique projeta reencontro entre Flamengo e River Plate

Danilo admite erro no gol do Japão e exalta resiliência do Brasil após virada






