Flamengo recebe o Volta Redonda para confirmar vaga na final e dar passo rumo a mais um feito histórico

Com 3 a 0 no jogo de ida da semifinal, Rubro-Negro enfrenta o Voltaço no Maracanã, neste sábado, a fim de confirmar vaga na decisão do Carioca e buscar o Hexa-Tri

Flamengo x volta redonda
Elenco do Flamengo está unido no objetivo de continuar conquistando títulos (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

Escrito por

Com uma grande vantagem obtida na partida de ida, o Flamengo recebe o Volta Redonda neste sábado, no Maracanã, para confirmar a vaga na decisão do Campeonato Carioca. A classificação, se confirmada, será um passo rumo a mais um feito inédito do atual elenco rubro-negro, que busca Hexa-Tri do Estadual. O duelo, às 21h05, terá transmissão em tempo real do site do LANCE!.

O 3 a 0 na ida, no Raulino de Oliveira, deixou a situação confortável para o Flamengo na semifinal e o técnico Rogério Ceni deve, mais uma vez, mesclar titulares e reservas. O Rubro-Negro, contudo, tem desfalques como o meia Gerson, o zagueiro Rodrigo Caio e o goleiro Diego Alves. Veja os relacionados!

ELENCO TEM 'ESPINHA DORSAL' MULTICAMPEÃ

Diego Alves, Rodrigo Caio, Arão, Diego, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique, Vitinho, Gabigol... O Flamengo tem o mesmo time-base formado desde 2019. Assim, a atual equipe rubro-negra já está marcada na história pelos títulos do período, incluindo os Campeonatos Cariocas de 2019 e 2020.

Ainda somam-se aos títulos estaduais o bi do Brasileirão, de 2019 e 2020, e da Supercopa do Brasil, de 2020 e 2021, a Libertadores e a Recopa Sul-Americana.

> Confira as chaves e as datas das decisões do Campeonato Carioca!

AS CONQUISTAS DO PENTA-TRI DO FLAMENGO

O primeiro Tri foi em 1942/43/44, com a equipe liderada pelo ídolo Zizinho. Nas três edições, o Flamengo alcançou 44 vitórias, 188 gols e apenas seis derrotas. Na década seguinte, sob o comando do técnico Fleitas Solich e com nomes como Esquerdinha, Zagallo e Dida, conquistou o segundo Tri em 1953/54/55.

O terceiro Tri do Flamengo foi a primeira grande conquista da equipe mais vitoriosa da história do clube. Em 1978, o título em cima do Vasco veio com o épico gol de cabeça do zagueiro Rondinelli, o Deus da Raça. No incio do ano seguinte, em meio a incerteza sobre o Campeonato Brasileiro, a Federação do Rio organizou um campeonato que ficou conhecido como "Especial" - e seus dois turnos foram vencidos pelo Flamengo, de forma invicta. Zico foi artilheiro.

Desta forma, 1979 teve dois estaduais, mas apenas um campeão: o segundo torneio teve três turnos e novamente todos foram vencidos pelo Flamengo.

A virada do século trouxe o quarto tricampeonato carioca para o Flamengo. A partir de 1999, foram três decisões consecutivas conta o Vasco que geraram histórias inesquecíveis para uma geração de rubro-negros. O gol do Petkovic, aos 43 minutos da etapa final em 2001, foi o auge da emoção para a Nação.

Em 2007, 2008 e 2009, o Flamengo bateu outro tradicional rival três vezes para conquistar o Penta-Tri. O Botafogo foi a vítima do Rubro-Negro, que, naquele período, teve como destaques Renato Augusto, Obina e Fábio Luciano, entre outros. A sequência de títulos foi ainda mais especial pois alçou o clube ao posto de maior vencedor da história do Campeonato Carioca, superando todos os seus rivais em número de conquistas, condição na qual se mantém até hoje.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter