Paulo Sousa

Atualmente, Paulo Sousa é técnico da Seleção Polonesa (Foto: Janek Skarzynski/AFP)

João Alexandre Borges
26/12/2021
12:03
Rio de Janeiro (RJ)

Paulo Sousa deve ser o técnico do Flamengo para a próxima temporada. Após sete dias juntos em Portugal, Marcos Braz e Bruno Spindel, vice-presidente de futebol e diretor executivo da pasta, respectivamente, encaminharam o acordo com o treinador. A informação foi dada primeiramente pelo jornal Record, de Portugal. Posteriormente, o LANCE! a confirmou.

> GALERIA: Vale sonhar no Brasil? Veja 10 astros sul-americanos que podem assinar pré-contrato em janeiro

O Flamengo quer o Paulo Sousa e já definiu o contrato proposto. Além disso, também existe interesse do Paulo, mas nada está fechado ou assinado. Isso porque falta o acordo com a Federação Polaca (Polonesa) de Futebol.

O presidente da federação, Cezary Kulesza, inclusive, pelas redes sociais, disse que recusou "firmemente" o pedido de Paulo Sousa, mas, conforme o L! apurou, é apenas "estratégia negocial" - a reportagem ouviu que desde que chegou, o mandatário deixou claro que Paulo não era o seu treinador. Apesar disso, o técnico já tinha recusado vários convites, inclusive da Serie A, da Itália.

Também é importante lembrar que Paulo Sousa foi o primeiro candidato com quem Braz e Spindel conversaram em Portugal. O treinador, inclusive, reiterou o desejo de trabalhar no futebol brasileiro, algo que, até então, é inédito em sua carreira.

Jogador de destaque em Portugal, Paulo Sousa soma passagens por Benfica, Juventus, Inter de Milão e Borussia Dortmund, além da seleção nacional. Como treinador, ele iniciou a carreira em 2005, dirigindo a equipe Sub-16 do seu país.

Desde então, Paulo Sousa comandou clubes das principais ligas da Europa, como: Leicester (ING), Fiorentina (ITA) e Bordeaux (FRA), seu último clube antes de assumir a seleção da Polônia, em janeiro de 2021.

Em tempo: o LANCE! conversou com jornalistas portugueses que traçaram o perfil do treinador (clique aqui e confira).