Dirigente do Flamengo fala sobre 87: 'Não vai ser o Judiciário que vai tirar os gols do Zico'
Vice-presidente geral do clube, Mauricio Gomes de Mattos segue considerando o Flamengo como o campeão Brasileiro de 1987. STF, porém, pensa diferente e considera só o Sport

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter o Sport como único campeão Brasileiro de 1987 deu o que falar. O Flamengo, que pleiteava também ser reconhecido como vencedor daquela edição, ainda não joga a toalha e estuda a possibilidade de entrar com um novo recurso. Assim como muitos rubro-negros, o vice-presidente geral do clube, Mauricio Gomes de Mattos minimizou a decisão da mais alta corte do país.
- É inconteste que o lugar de disputa não é em tribunal e sim no gramado. Foi no campo, jogando contra os times da Série A, que o Flamengo conquistou este brilhante campeonato. Por isso, não vai ser o Judiciário que vai tirar os gols do Zico, as arrancadas do Renato Gaúcho, as jogadas do Bebeto e a genialidade deste time fantástico. O Mengão é o verdadeiro e único campeão de 1987 - garante.
Logo após a decisão do STF, o Flamengo se manifestou no Twitter. O clube postou uma foto do time campeão da Copa União de 1987 e escreveu: 'No campo, na bola, sempre Flamengo. Campeão Brasileiro de 1987.' Além disso, ironizou a conquista do Sport com uma brincadeira de '87 verdades e uma mentira'.
ENTENDA O CASO QUE DEU ORIGEM À DISPUTA
A CBF EM CRISE E A CRIAÇÃO DA COPA UNIÃO
O impasse que saiu das quatro linhas e chegou à esfera jurídica começou a se desenhar em 1986. Sem condições financeiras e lidando com uma crise administrativa, evidenciada pelas confusões do inchado Brasileirão do ano anterior, a CBF (à época, presidida por Octávio Pinto Guimarães, tendo como vice Nabi Abi Chedid) sinalizou que não tinha condições de organizar o Campeonato Brasileiro de 1987.
Diante deste panorama, os clubes tomaram a dianteira e organizaram a própria competição nacional. Houve a criação do Clube dos 13 (tendo Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Grêmio, Internacional, Atlético Mineiro, Cruzeiro e Bahia) e, com os convites a Coritiba, Santa Cruz e Goiás, a Copa União ganhou forma. Inicialmente, a competição teve o aval da CBF, e teria dois módulos (Verde e Amarelo), mas não foi aceito o cruzamento na fase final para definir o campeão da temporada.
SUBIU DE VALOR? NÃO PARA TODOS!
A competição mostrou-se rentável, especialmente pela transmissão exclusiva da Rede Globo e por a Coca-Cola decidir patrocinar boa parte dos clubes (apenas Flamengo, Palmeiras e Corinthians, que já tinham vínculo com outros patrocínios, não tinham a marca estampada nas suas respectivas camisas). No entanto, a situação trouxe descontentamento a vários clubes.
Quem tomou a dianteira foram Guarani, vice-campeão brasileiro de 1986, América, semifinalista do Brasileirão do ano anterior, e Portuguesa, que teria vaga na elite, segundo regulamento antigo. Diante da pressão, Nabi Abi Chedid impôs novamente que houvesse o cruzamento dos Módulos Verde e Amarelo para decidir quem seria o campeão nacional.
A DISCÓRDIA COMEÇA A SURGIR... E VEM A REVIRAVOLTA!
À revelia dos demais integrantes do Clube dos 13, o dirigente Eurico Miranda acatou a decisão dos módulos após a Copa União. Dirigente do Flamengo e vice-presidente do C13 na época, Márcio Braga afirmou que regulamento "foi acrescido pela CBF" e só aceitaria o acordo após a realização de um Conselho Arbitral envolvendo os 32 clubes dos dois módulos.
Enquanto o Flamengo de Zico, Bebeto, Zinho e Renato Gaúcho superava o Internacional no Maracanã, com um triunfo por 1 a 0 e dava volta olímpica no Maracanã em 13 de dezembro de 1987 com ares de tetracampeão brasileiro, havia outra decisão. O rubro-negro Sport (também com um Zico) entrava em campo na luta por um título nacional na Ilha do Retiro medindo forças com o Guarani.
Pelo Módulo Amarelo, o Sport derrotou o Guarani por 3 a 0 no tempo normal. Houve uma prorrogação (os bugrinos venceram por 2 a 0 o primeiro jogo) e, devido ao empate, o jogo foi para os pênaltis.
Após um 11 a 11 nas cobranças iniciais, os dois finalistas decidiram interromper a partida, pois ambos estavam classificados para o cruzamento previsto pela CBF: o Bugre abdicou do título, e os dois clubes se cumprimentaram pela classificação.
UMA VOLTA OLÍMPICA, DOIS RUBRO-NEGROS DESCONTENTES
o início de 1988 trouxe os primeiros passos da queda de braço, com o Flamengo e Internacional se recusando a entrar em campo. Na Gávea, o clube fez um amistoso de entrega de faixas da Copa União, no qual venceu por 3 a 0 a seleção da Costa do Marfim.
No mesmo dia, o regulamento da CBF previa que o Rubro-Negro enfrentasse o Guarani no Brinco de Ouro da Princesa. Diante de 20 pessoas, o Bugre treinou cobranças de escanteios à espera da vitória no tempo normal.
Já o Sport, diante da ausência do Internacional, não quis saber de outra coisa que não comemorar. Diante de sua torcida na Ilha do Retiro, os jogadores deram a volta olímpica pelo título do Módulo Amarelo.
Em 30 de janeiro de 1988, Guarani e Sport empataram em 1 a 1 no tempo normal. No jogo de volta, em 6 de fevereiro, o Leão conseguiu a vitória por 1 a 0 com gol de Marco Antônio e sagrou-se campeão, segundo a CBF, do Brasileiro de 1987. Os dois clubes, a partir de julho, disputaram a Copa Libertadores.
No mesmo ano, o Sport entrou na Justiça para ser reconhecido como o campeão de 1987.

Futebol Nacional
Clima, show e amistosos retardaram evolução do gramado do Maracanã
Há 1 hora
Flamengo
Flamengo encaminha saída de jovem para Portugal e avalia futuro de outro jogador da base
Há 10 horas
Flamengo
Diego avalia possível chegada de Almada ao Flamengo: 'Excelente'
Há 12 horas
Fora de Campo
Maestro Júnior critica José Boto, do Flamengo: 'Quero ver resultados'
Há 13 horas
Flamengo
Thiago Almada ainda não decide futuro e mantém Flamengo e River Plate na disputa
Há 13 horas
Fora de Campo
Publicação de Arrascaeta agita torcedores do Flamengo: 'Vamos'
Há 18 horasMais LANCE!

PVC detona nota do Flamengo sobre o VAR: 'Não é sobre'

Tironi no Lance!: Palmeiras e Flamengo colocam futebol brasileiro sob suspeita

José Boto admite outras opções e aumenta expectativa por Luiz Henrique no Flamengo

José Boto é realista sobre Almada no Flamengo: 'Não entraremos em leilões'

Corinthians vence o Flamengo no Luso-Brasileiro e retoma a liderança do Brasileirão Feminino

Obras do miniestádio do Flamengo avançam no Ninho do Urubu; veja imagens

Mesmo suspensa, Cristiane acompanha Flamengo x Corinthians

Léo Pereira chama atenção com dois golaços em treino do Flamengo; veja o vídeo

Paquetá elogia Almada e revela conversa com Luiz Henrique sobre Flamengo

Flamengo ganha otimismo com Luiz Araújo para duelo contra o Cruzeiro

Espanhóis repercutem novela entre Almada, River Plate e Flamengo: 'Mistério'

Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações do duelo pelo Brasileirão Feminino

AO VIVO: Acompanhe a coletiva de Lucas Paquetá, meia do Flamengo
