Há 103 anos, Flamengo ia a campo com o seu primeiro jogador negro e estreava em jogos internacionais
Rubro-Negro foi liderado pela estrela Arthur Friedenreich, emprestado por uma equipe paulista, e enfrentou o Sportivo Barracas, da Argentina, em histórico amistoso

Diante de indefinições quanto ao prosseguimento desta temporada, as lembranças de glórias e marcos afloram nos torcedores. E, neste dia 10 de maio, completa-se 103 anos de uma memória distante, mas marcante na história do Flamengo. Isso porque, nesta mesma data em 1917, o Rubro-Negro ia a campo com o seu primeiro jogador negro, Arthur Friedenreich, e estreava em jogos internacionais, contra o Sportivo Barracas, da Argentina.
Emprestado pelo Ypiranga-SP, Arthur Friedenreich jogou pelo Flamengo e marcou época em um de seus brilhantes capítulos da carreira. Ele é considerado o primeiro jogador negro no futebol profissional, que, ainda no início do século XIX, era praticado majoritariamente por brancos.
Conhecido como "El Tigre", Friedenreich era filho de Oscar, um comerciante alemão, e Mathilde, uma trabalhadora doméstica filha de escravos libertos. Pelo Fla, contra a citada equipe argentina, iniciou o jogo entre os titulares e foi a principal atração da tarde.
A partida amistosa terminou empatada em 1 a 1, sendo que o gol do Flamengo foi marcado por outro personagem marcante: Gustavo Adolpho de Carvalho, o Gustavinho, que também foi o responsável pelo primeiro gol da história do clube, em 1912, quando ainda usava-se o uniforme "Papagaio de Vintém" e em peleja diante da Mangueira, vencida por 16 a 2. Ele também tornou-se presidente da instituição, de 1939 a 942.
MAIS SOBRE O JOGO (E O ESTÁDIO)

Cinco dias antes, após viagem de navio, os argentinos do Sportivo Barracas foram recebidos por jogadores e dirigentes do Fla. Para os mais novos, o palco do confronto do dia 10 causará estranhamento: o Estádio da Rua Paysandu, a primeira casa rubro-negra, cujo campo era cercado por arquibancadas de madeira e ficava localizado em local que hoje pertence ao bairro das Laranjeiras, com diversas palmeiras centenárias ao redor (saiba mais aqui).
Nas publicações da ocasião, foi retratado um "team" do Flamengo com "uma postura de passes inteligentemente combinados". O foco do noticiário era mesmo Arthur Friedenreich, chamado até de "inegualável forward pauslita".
Segundo clube argentino a visitar o Brasil (o primeiro foi o Estudiantes, em 1910), o Barracas ainda enfrentou um combinado nacional quatro dias antes de encarar o Flamengo. Da primeira vez, levou gol do icônico Arthur Friedenreich.

A ESCALAÇÃO DO FLAMENGO
A equipe rubro-negra foi composta por: Baena; Antonico, Nery; Japonez, Sydney Pullen, Gallo, Carregal, Friedenreich, Salema, Gustavinho e Riemer.

Libertadores
Conmebol promove evento no Rio com lendas e taça da Libertadores
Há 5 horas
Flamengo
Flamengo aprova reforma estatutária e institucionaliza modelo de gestão profissional
Há 14 horas
Flamengo
Flamengo encaminha venda de Lorran para clube dos Emirados Árabes
Há 19 horas
Flamengo
Flamengo e Paolo Guerrero chegam a acordo na Justiça após oito anos
Há 20 horas
Flamengo
Erick Pulgar, do Flamengo, esclarece relação com técnico do Chile: 'Existe respeito'
Há 21 horas
Flamengo
Conselho do Flamengo vota proposta de gestão profissional nesta terça; veja mudanças
Há 1 diaMais LANCE!

Danilo vive expectativa por renovação no Flamengo: 'Fazer mais um ano bonito juntos'

Joaquín Freitas mostra credenciais e ganha aval no Flamengo: 'Entendeu como funciona'

Flamengo mobiliza torcida para construção de miniestádio no Ninho do Urubu

Flamengo lança série no YouTube sobre esportes olímpicos do clube

Libertadores: Flamengo x Del Valle terá árbitro de Copa do Mundo e Mundial de Clubes

Flamengo x Del Valle na Libertadores tem mais de 55 mil ingressos emitidos

Ex-Flamengo, Yuri César é convocado para seleção asiática

Felipe Melo manda recado a Pedro após Flamengo x Corinthians

Flamengo x Palmeiras: veja como estão as chances de título no Brasileirão

Bruno Henrique decide novamente: o efeito do ídolo no Flamengo

Flamengo vence, mas mantém alerta apesar de números de líder

Jardim exalta Bruno Henrique após vitória do Flamengo: 'Sabe vencer'

Bruno Henrique abre o jogo sobre titularidade: 'Estou aqui para servir ao Flamengo'



