Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras devem ser cabeças de chave da Libertadores

Já Flamengo, Athletico-PR e Internacional estarão no pote 2 do sorteio da competição, que será realizado dia 17/12. São Paulo e Galo vão conhecer os adversários da primeira fase

Cruzeiro x Flamengo
O Cruzeiro, que eliminou o Flamengo na Libertadores deste ano, deve ser um dos cabeças de chave da competição- Vinnicius Silva/Cruzeiro

Escrito por

Na próxima segunda-feira, 17 de dezembro, os clubes brasileiros, Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio, Internacional, Athletico-PR, Grêmio, Palmeiras e Flamengo, saberão qual será os seus destinos na Libertadores de 2019.

Nesta data, a Conmebol fará o sorteio dos confrontos da fase preliminar e dos grupos da maior disputa do continente, às 22h, em Luque, no Paraguai, sede da entidade.

Já foram definidos 45 dos 47 participantes da competição. O Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil, deverá ser um dos cabeças de chave da competição, ao lado de Grêmio e Palmeiras. Os três clubes terão esse status pela boa pontuação no ranking da Conmebol, que será divulgado na segunda-feira, dia 17 de dezembro.

O ranking da Conmebol é usado para definir os potes do sorteio e quem serão os cabeças de chave na divisão dos confrontos, tanto da fase de grupos, quanto das disputas preliminares.

A Conmebol avalia a história dos times na Libertadores e outros torneios, como a Sul-Americana, e os últimos anos dos clubes para estipular a pontuação do seu ranking. Os critérios de avaliação são os desempenhos das equipes nas competições da América do Sul e dentro dos países.

Cruzeiro Palmeiras e Grêmio estão bem ranqueados pelos desempenhos nas disputas sul-americanas, mas também pelos resultados em âmbito doméstico.

O Grêmio venceu a Libertadores de 2017, a Copa do Brasil de 2016 e jogou a Libertadores nos últimos cinco anos. O Cruzeiro venceu os Brasileiros de 2013, 2014, Copa do Brasil em 2017 e 2018, foi vice-campeão da Libertadores em 2009 e só não jogou a competição em 2016 e 2017. Já o Palmeiras é o atual campeão nacional, ganhou a Copa do Brasil em 2012 e 2015, além de ganhar o Brasileiro de 2016.

Esses três clubes tem o melhor desempenho dos brasileiro para a pontuação no ranking da Conmebol, o que gera o status de cabeças de chave da trinca.
Flamengo, Internacional e Athletico-PR, campeão da Copa Sul-Americana, não devem ser cabeças de chave, justamente pelos critérios adotados pelo ranking.
O desempenho dos três dentro de fora do país não foi muito efetivo nos últimos anos, o que os colocará no pote 2 do sorteio de segunda-feira.

Já São Paulo e Atlético-MG estarão no pote 1 da fase preliminar e não se enfrentarão no primeiro mata-mata da “Pré-Libertadores”. Equipes que são do mesmo país só enfrentam rivais domésticos no mesmo grupo caso uma delas tenha se classificado da fase prévia. Ou seja, o São Paulo e o Atlético-MG poderão estar em grupos com outros brasileiros.

São Paulo e Atlético-MG serão os primeiros brasileiros a entrar em cmapo. Eles começam sua luta na competição entre os dias 5 e 7 de fevereiro.

A Copa Libertadores da América de 2019 começará no dia 22 de janeiro, com os confrontos de ida da fase preliminar. A fase de grupos se inicia em março. A competição vai durar até o dia 23 de novembro, com a primeira final em jogo único da competição, em Santiago, capital do Chile.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter