Fernando Seabra é anunciado como técnico do Coritiba
Técnico chega ao futebol paranaense após passagens recentes pelo Cruzeiro e Bragantino na Série A

- Matéria
- Mais Notícias
O Coritiba oficializou a contratação do técnico Fernando Seabra para a temporada de 2026. O treinador assume a vaga deixada por Mozart, que não chegou a um acordo para permanecer no clube paranaense.
Relacionadas
Após as conversas iniciais com Roger Machado e Pedro Caixinha, o Coritiba voltou suas atenções para três alternativas no mercado: Renato Paiva, Fernando Seabra e Thiago Carpini. O primeiro movimento foi direcionado ao treinador português, que comandou Botafogo e Fortaleza ao longo de 2025.
Segundo apuração do LANCE!, Paiva avaliou que teria possibilidades mais interessantes em seu horizonte profissional e, por isso, declinou da oferta. O nome dele surgiu a partir de pessoas próximas ao Grupo Independiente, responsável pela gestão do Independiente del Valle e interessado em adquirir ações da SAF do Coritiba, com quem o técnico já havia trabalhado.
Diante da negativa, dirigentes coxas-brancas foram informados de que Thiago Carpini deixaria o Juventude e cogitava fazer uma pausa na carreira. A possibilidade de espera tornou o cenário pouco viável e o clube passou a priorizar um profissional disponível no mercado. Assim, Fernando Seabra, desligado pelo Bragantino no fim de outubro e com passagem pelo Cruzeiro em 2024, ganhou força e acertou sua chegada.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Com 48 anos, Seabra já atuou ao lado de William Thomas, atual head esportivo do Coxa, na base do Athletico, relação que conta pontos a seu favor dentro da SAF. A diretoria também entende que ele reúne características para um trabalho de médio prazo, algo que não avançou com Mozart por causa das tratativas salariais.
A escolha dos nomes levados à mesa levou em conta análises internas de métricas, modelo de jogo e desempenho recente na Série A.
Veja abaixo a nota completa
O Coritiba informa a contratação de Fernando Seabra como treinador da equipe profissional para a temporada de 2026. Seu último trabalho foi no Red Bull Bragantino, onde comandou a equipe em 56 jogos. Em 2024, Seabra ajudou a levar o Cruzeiro às semifinais da Copa Sul-Americana. Na formação de atletas, também soma conquistas importantes: venceu o Campeonato Mineiro Sub-20 e a Copa do Brasil Sub-20 em 2023, além de chegar à final da Copa São Paulo em 2024 pelo próprio Cruzeiro. Aos 48 anos, Seabra comandará seu terceiro clube na Série A do Campeonato Brasileiro.

Carreira de Fernando Seabra
Fernando Seabra começou no futebol como auxiliar do Assisense-SP em 2006 e realizou a mesma função no Grêmio Barueri. A partir de 2018, ele passou a ser técnico na base em clubes como Osasco Audax, Red Bull Brasil, Corinthians e Athletico.
No Desportivo Brasil, em 2022, ele teve a primeira chance como técnico profissional, com uma vitória em nove partidas no Paulista A3. No mesmo ano, Fernando Seabra assumiu o sub-20 do Cruzeiro, se destacou com o título da Copa do Brasil da categoria em 2023 e foi contratado pelo grupo Red Bull no Brasil.
➡️ Já é Copa do Mundo: use o simulador do Lance! e descubra o campeão
Em 2024, o Cruzeiro decidiu contratá-lo, e o comandante durou 35 partidas, com 56% de aproveitamento. Ele era o sétimo colocado na Série A, mas tinha uma vitória nos últimos oitos jogos. Na Sul-Americana, estava nas quartas de final e vinha de vitória por 2 a 0 contra o Libertad, na ida.
Ainda no ano passado, o treinador chegou ao Bragantino na reta final e salvou o time paulista do rebaixamento. Nesta temporada, chegou a ser vice-líder do Brasileirão e caiu de rendimento após o Mundial de Clubes, sendo demitido após a derrota por 3 a 0 para o Vasco. Ao todo, em 56 jogos, teve 40% de aproveitamento.
Tudo sobre
- Matéria
- Mais Notícias


















