Fortaleza x Corinthians

Último confronto entre as duas equipe no Brasileiro aconteceu em 2006 (Foto:Reprodução)

Gabriel Santos
28/07/2019
06:00
São Paulo (SP)

Neste domingo, ás 19h, Corinthians e Fortaleza voltam a se enfrentar pelo Brasileirão depois de 12 anos. A última partida entre as duas equipes pela competição nacional foi em novembro de 2006, quando o Timão venceu o Leão de Pici por 4 a 0, gols de Renato, Roger, Wilson e Cesar, fora de casa. No primeiro turno, empate por 2 a 2, no Pacaembu. 

O Corinthians terminou a competição daquele ano na 9ª posição, com 53 pontos, enquanto o Fortaleza acabou rebaixado, na 18ª colocação, conquistando 38 pontos. O time cearense só voltou a primeira divisão nacional nesta temporada, depois de conquistar o título da Série B no ano passado. 

Contando todas as competições, o último encontro entre os dois foi na Série B de 2008, quando o Corinthians venceu o Fortaleza por 3 a 1, também no Castelão. No primeiro turno, em casa, o Timão fez 2 a 0, na campanha campeã. Já em duelos eliminatórios, o último confronto aconteceu na Copa do Brasil de 2008. O Corinthians venceu as duas partidas, fazendo 2 a 1 fora de casa, e 2 a 0 no Pacaembu, eliminando o rival de logo mais.  

Ao longo da história, o retrospecto é muito favorável ao clube paulista. Foram 21 jogos, com 15 vitórias do Corinthians, quatro empates e somente duas vitórias do Fortaleza. O Timão marcou 43 gols e sofreu apenas 17. O Castelão também pode ser considerado uma 'casa' corintiana. Em nove partidas, foram 6 triunfos do Timão, um empate e dois triunfos do Leão. 

Uma vitória para o Timão é importantíssima para os próximos passos no Brasileirão. Se vencer, o Corinthians pode terminar a rodada no G6, zona de classificação à Libertadores. Caso perca, é ultrapassado pelo próprio Fortaleza, e fica embolado na parte de baixa da tabela.