Marcello Neves
12/07/2018
06:00
Rio de Janeiro (RJ)

Sem dúvidas, a Croácia é a surpresa desta edição de Mundial. A seleção superou rótulos e adversários tradicionais para chegar na final pela primeira vez em sua história. No papel de caloura em decisões, a seleção se apega a exemplos como o da Inglaterra, que eliminou na semifinal, ou a França, a adversária da decisão, para manter uma sequência que perdura há 44 anos: desde 1974, uma estreante não é derrotada em finais de Copa do Mundo. 

O último revés em decisões aconteceu quando a estreante Holanda foi derrotada pela Alemanha na decisão do Mundial de 1974. De lá para cá, outras duas calouras saíram com o título: a França venceu o Brasil em 1998, e a Espanha bateu a Holanda em 2010. Por curiosidade, desde que a Croácia passou a existir como um país independente, foram duas finais e dois triunfos para as calouras. 

Apesar do bom retrospecto recente das seleções, a Croácia terá a missão de desempatar o histórico geral entre as estreantes. No total, são seis vitórias e seis derrotas nas 12 finais onde uma seleção caloura disputou. Triunfos de Uruguai, Itália, Alemanha, Inglaterra, França e Espanha, reveses de Argentina, Checoslováquia, Hungria, Brasil, Suécia e Holanda. 

França e Croácia se enfrentam no próximo domingo, às 12h, em Moscou, para disputar do título. Os franceses tentam a segunda conquista, enquanto os croatas querem o feito inédito. Bélgica e Inglaterra disputam o terceiro lugar no próximo sábado, em São Petersburgo.

Confira a lista de estreantes em finais: * 

1930 - Uruguai x Argentina
1934 - Itália x Checoslováquia
​1938 - Itália x Hungria
1950 - Uruguai x Brasil
1954 - Alemanha x Hungria
1958 - Brasil x Suécia
1966 - Inglaterra x Alemanha
1974 - Alemanha x Holanda
1998 - Brasil x França
2010 - Espanha  x Holanda

* em negrito, os estreantes finalistas.